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Biblioteconomia

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Disciplinas

Introduzir os conceitos de classificação e de sistemas de organização do conhecimento. Apresentar, do ponto de vista histórico e funcional, as principais características das linguagens documentárias segundo sua tipologia, especificidades, funções, vantagens e limites de uso, com ênfase nas linguagens pré-coordenadas. Apresentar a diferença entre os tipos de linguagens documentárias e discutir seu papel como instrumento para recuperação do conteúdo de documentos. Mostrar as funções básicas das linguagens documentárias pré-coordenadas e seus principais componentes objetivando o uso na organização de acervos e indexação de documentos.
Introduzir o aluno aos conceitos de classificação e de organização da informação. Discutir o papel da linguagem documentária como instrumento para a descrição e recuperação do conteúdo de documentos enfatizando suas diferenças em relação à linguagem natural. Analisar, do ponto de vista histórico e funcional, as principais características e funções das linguagens documentárias segundo sua tipologia, especificidades e limites de uso, com ênfase nas linguagens pré-coordenadas.
Acompanhar os estágios curriculares obrigatórios realizados pelos Discentes. Discutir, refletir e orientar coletivamente sobre as vivências profissionais realizadas. Promover trocas de experiências entre os estudantes. Destacar aspectos sociais, culturais, educacionais e de mercado de trabalho relacionados à carreira e a atividade bibliotecária.
A realização do Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade de síntese e integração do conhecimento obtido pelo aluno ao longo do curso. Como tal, deve: versar sobre um problema cuja solução requeira conhecimentos, habilidades e atitudes vinculadas à área de atuação do profissional de engenharia de produção; deve compreender as etapas de descrição, análise e síntese do problema; deve fazer uso do método científico, deve ser documentado de forma a conter uma revisão do conhecimento existente e segundo os padrões de normalização técnica, nacionais e da instituição USP; deve conter uma contribuição prática, teórica, ou prática e teórica juntas. O objetivo desta disciplina é desenvolver os conhecimentos e habilidades que capacitem o aluno para a realização de um trabalho de conclusão de curso e o apoie na escolha e delimitação do tema a ser desenvolvido.
Fornecer o instrumental teórico-prático para os dirigentes de Cultura ou candidatos a postos de lideranças em instituições culturais. O curso terá como coluna mestra a elaboração de um Plano de Cultura para um município real a partir das conceituações elaboradas durante o Curso e das ferramentas de gestão necessárias para a implantação do Plano. Cada aluno deverá estar habilitado a desenvolver uma concepção de política cultural para o município-laboratório da qual derivará o Plano. Se o aluno for, efetivamente, dirigente municipal de Cultura terá condições de aplicar os novos conhecimentos tanto teóricos quanto práticos em sua própria atividade.
1) Possibilitar ao aluno de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Documentação, uma reflexão sobre as interfaces entre Informação e Cultura.
2) Examinar os diferentes conceitos de cultura firmados em particular pela antropologia, desde 1871, ano da publicação do estudo de Tylor sobre as culturas primitivas, e os motivos pelos quais eles não se revelam nem convenientes, nem pertinentes aos estudos de política cultural; 2) examinar os conceitos de cultura com os quais operam os programas de política cultural contemporâneos, na perspectiva dos estudos de política cultural comparada.
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Superintendência de Tecnologia da Informação