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Enfermagem

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Disciplinas

1. compreender as bases teórico-metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas sobre o consumo de drogas pela juventude, a partir das matrizes teórico-metodológicas da Saúde Coletiva;
2. analisar o desenho dos estudos sobre a temática nas diferentes abordagens teórico-metodológicas;
3. conhecer as potencialidades e as limitações dos métodos e técnicas de pesquisa pra a apreensão do objeto, a partir das matrizes teórico-metodológicas da Saúde Coletiva.
Objetivo Geral:
Reconhecer as Técnicas de Enfermagem como instrumentos do processo de trabalho do enfermeiro para assegurar a qualidade da assistência de enfermagem.
GERAL DO MÓDULO
Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem, visando à atenção integral e humanizada às necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.

ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:

Referentes à ação docente:
1. Instrumentalizar o planejamento, a implementação e a avaliação da assistência de enfermagem na atenção básica.
2. Estimular e acompanhar o estudante na participação de projetos de promoção da saúde de caráter intersetorial, nas ações voltadas a grupos específicos.
3. Promover articulação com os campos de prática, com vistas a garantir o espaço de formação do estudante nesses locais. (este objetivo não se articula aos conteúdos, mas é uma atividade necessária para a consecução das atividades discentes em campos de prática, demandando carga horária docente).

Referentes à ação discente:
4. Aplicar conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na Atenção Básica considerando os diferentes grupos demográficos e perfis epidemiológicos
5. Realizar monitoramento das necessidades de saúde na Atenção Básica;
6. Prestar cuidados de enfermagem a pessoas, famílias e grupos, nos diferentes ciclos de vida, pautados no contexto social, no perfil epidemiológico em que se inserem e nas dimensões clinica, ética e relacional/interacional;
7. Identificar elementos do processo de trabalho assistencial e gerencial de enfermagem e do serviço de saúde na atenção básica

Referentes ao conteúdo:
7. Discutir e analisar a Estratégia Saúde da Família.
8. Conhecer e aplicar o calendário, indicações e contra-indicações dos imunobiológicos preconizados no Programa Nacional de Imunização.
9. Estabelecer as etapas do processo de enfermagem, com enfoque na interpretação, planejamento, intervenção e avaliação.
10. Estabelecer as etapas da consulta de enfermagem
11. Estabelecer as etapas da visita domiciliária
12. Discutir as possibilidades e limitações dos sistemas de informação em saúde, com especial atenção ao Sistema de Informação da Atenção Básica
13. Estabelecer as bases e os parâmetros de intervenção na atenção básica considerando os diferentes grupos demográficos e perfis epidemiológicos
14. Introduzir os fundamentos de gerência em saúde e enfermagem
15. Discutir os conceitos de participação e controle social
1. Compreender que a investigação deve percorrer um trajeto teórico-metodológico próprio (instâncias epistemológica, teórica, metódica e técnica), em consonância com uma dada orientação teórico-filosófica.
2. Conhecer os componentes básicos que estruturam um projeto de investigação em Saúde Coletiva.
3. Proporcionar bases para a elaboração do projeto de pesquisa, considerando todas as etapas: definição do problema e objeto de estudo; quadro teórico geral e específico; questão orientadora ou hipóteses/pressupostos de pesquisa; e técnicas e instrumentos de coleta de dados mais utilizados no campo da Saúde Coletiva.
4. Identificar os problemas mais comuns na elaboração do projeto de pesquisa e os caminhos para a sua superação.
Que o aluno seja capaz de identificar as necessidades da mulher durante o ciclo vital. Planejar o cuidado considerando as dimensões psicobiológicas e socioculturais presentes em cada período do ciclo vital da mulher; implementar e avaliar ações de enfermagem baseadas nessas dimensões no contexto hospitalar e da atenção básica.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Que o aluno seja capaz de identificar as necessidades da mulher durante o ciclo vital. Planejar o cuidado considerando as dimensões psico-biológicas e sócio-culturais presentes em cada período do ciclo vital da mulher; implementar e avaliar ações de enfermagem baseadas nessas dimensões no contexto hospitalar e da atenção básica.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas, crônicas, prevalentes no estado de São Paulo, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências. Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltada para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional.

SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e cirúrgicas simuladas e reais nos cenários da atenção especializada como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso com doença crônica, com base na análise crítica do contexto envolvido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:

Referentes à ação docente:
a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do SUS.
b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos prevalentes no Estado de São Paulo;
c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde;
d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso;
e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;
f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico;
g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial;
h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,
i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem
j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial;
k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento;
l) Estimular o estudante para a aplicação de ações educativas a pessoas e grupos visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos;
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada;
n) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer;
o) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais;
p) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;
q) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais.
r) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional
s) Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas

Referente à ação discente:
a) Analisar a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde;
b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos mais prevalentes no Estado de São Paulo;
c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde;
d) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso;
e) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;
f) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico;
g) Identificar os princípios e ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial;
h) Propor e realizar intervenções de enfermagem visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,
i) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem
j) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial;
k) Participar da terapêutica medicamentosa visando a segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento;
l) Realizar ações educativas ao adulto e ao idoso visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos;
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada;
n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer;
o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais;
p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;
q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais;
r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional.
s) Demonstrar habilidades no preparo e na apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas.
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; identificar o problema, desenvolver e avaliar as intervenções considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença.
Estimular a análise reflexiva sobre os papéis sociais da mulher; proporcionar
elementos teóricos para a compreensão de questões que influenciam a saúde da mulher,
baseando-se no referencial de gênero enquanto uma categoria de análise; e contribuir para a
compreensão da fundamentação teórica para as pesquisas relacionadas às questões de
gênero na saúde da mulher, com enfoque interseccional entre gênero, raça e classe.
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Superintendência de Tecnologia da Informação