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Psicologia

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Disciplinas

A disciplina tem o objetivo de ampliar as possibilidades de atuação didática e de pesquisa dos discentes da pós-graduação apoiando-se nos recursos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDCs). Novamente, nesta edição, temos o desafio do isolamento social imposto pela pandemia e a obrigação de usar meios digitais. Encaramos isso como uma oportunidade de explorar todas as vantagens que as TDICs oferecem tanto à docência no ensino superior como na pesquisa na pós-graduação.
Atualmente os desafios relacionados à didática e à produção científica exigem dos discentes da pós-graduação o desenvolvimento de novas competências para um mercado de trabalho que precisa contar com tecnologias digitais. Ao desafiá-los a usar as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) acreditamos que estaremos dando-lhes ferramentas mediadoras do desenvolvimento dessas competências.
Ampliar as possibilidades de atuação docente dos pós-graduandos no ensino superior apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Desenvolver competências relacionadas à produção científica dos pós-graduandos apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los.
Este curso visa fornecer conhecimentos mínimos necessários nos áreas de Psicologia, Biologia e Biomedicina para a formação do estudante que se inicia na carreira de pesquisador em Psicobiologia.
–Revisar noções básicas de neuroanatomia funcional, sempre relacionando estrutura e função;
–Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar a aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
–Discutir o comportamento animal e humano, buscando mecanismos neurais que os embasem, assim como discutir técnicas modernas de tratamento das doenças mentais.
Geral: Através de um enfoque multidisciplinar apresentar de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em especial do humano.
Específicos: Os alunos deverão ser capazes de analisar o papel dos determinantes biológicos dos comportamentos motor, alimentar, sexual, emocional e das atividades mentais superiores.
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças;
b) apontar a tensão e conflito na articulação indivíduo e sociedade;
c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos;
d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.
1 – Analisar o avanço de movimentos políticos conservadores na sociedade, em especial no âmbito da educação, a partir da crítica à sociedade administrada realizada por pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt, sobretudo por Theodor W.Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse.
2 – Apresentar subsídios teóricos que permitam analisar a dimensão psicológica de discursos totalitários e a relação entre estímulo e recepção desses discursos na sociedade administrada;
3 – Compreender a relação entre sociedade administrada, ideologia e a formação da personalidade autoritária.
4 – Estudar a concepção de educação e suas potencialidades de crítica e formação na sociedade administrada, a partir dos escritos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.
O aluno deverá ser capaz de:
- compreender a origem histórica do conceito de personalidade;
- adquirir noções fundamentais de diferentes acepções do conceito de personalidade; e
- refletir sobre a relação indivíduo-cultura, nas diversas acepções abordadas e suas implicações na prática.
Geral: Apresentar as principais contribuições da escola Junguiana, em termos de teoria sobre funcionamento mental e das práticas psicoterápicas que derivam dessas concepções.

Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá:
- Conhecer as condições históricas contextuais e da biografia de Jung que facilitaram a criação da Psicologia Analítica
- Conhecer o percurso da prática Junguiana, partindo do trabalho com experimentos de associação de palavras até o desenvolvimento da técnica terapêutica própria.
- Conhecer práticas terapêuticas utilizadas no campo da saúde mental derivadas da contribuição da Psicologia Analítica.
Geral:
Apresentar, de forma panorâmica, o campo da Psicologia da Personalidade, incluindo-se teorias de personalidade clássicas que não serão abordadas em disciplinas específicas ao longo do curso.
Específicos:
Ao final da disciplina o aluno deverá, de forma panorâmica:
• - Conhecer o processo de emergência histórica de personalidade como objeto de estudo da Psicologia
• - Conhecer as principais correntes teóricas no campo, a partir de critérios comparativos
• - Conhecer os principais métodos de estudo e avaliação da personalidade
• - Conhecer os termos principais que caracterizam o debate no campo referente à influência de aspectos culturais e biológicos, aos determinantes internos e externos, à relação entre personalidade e gênero e entre personalidade e saúde.
• - Conhecer e compreender os principais elementos advindos da abordagem de Murray –Personologia no campo da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas..
• - Conhecer e compreender os principais elementos advindos da abordagem de Rogeriana da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas.
• - Conhecer e compreender os principais elementos advindos das abordagens disposicionais no campo da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, com enfoque particular no Modelo “Big Five”.
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