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Odontologia

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Disciplinas

O objetivo geral desta proposta está centrado na educação em saúde bucal, com foco em crianças, com a finalidade de divulgar conhecimento sobre a saúde bucal e formas de prevenção de doenças em paralelo à capacitação de recursos humanos da Educação Básica para inserção destes temas em sala de aula.
Desenvolver conhecimentos cognitivos e práticos para realizar o exame clinico integrado e estabelecer um diagnostico das condições de saúde bucal; para elaborar propostas terapêuticas integradas e globais, identificando indicações e contra-indicações, prognósticos, vantagens e desvantagens, dentro das condições sociais, culturais e econômicas da comunidade, e para a elaboração de um plano de tratamento integrado composto por fases distintas, sequencia de procedimentos e tempo de tratamento;
Aprimorar os conhecimentos da aplicação clínica de medicamentos na Clínica Odontológica;
Capacitar os alunos a realizar o exame clínico, o diagnóstico e o tratamento das urgências odontológicas.
Tornar o aluno competente em: examinar os tecidos periodontais, diagnosticar estados de saúde e de doença periodontal e/ou peri-implantar. Adquirir conhecimentos de estratégias preventivas, conhecimento dos diferentes níveis de prevenção tanto no nível individual como no coletivo no que se refere as doenças periodontais e periimplantares. Buscar introduzir a melhor forma de tratamento preventivo.
Video prepared to present at the D3 Group - International Symposium on Molar Hypomineralization in Toronto (CA).
Dar sequência ao aprendizado iniciado no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, fomentando no aluno senso crítico e autonomia na prática clínica, orientando-o no atendimento odontológico de pacientes infantis, possibilitando que realize intervenções que eventualmente não tenham sido efetuadas no semestre anterior, viabilizando o fortalecimento das habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento, com ética e cunho social.
Objetivo geral:
A disciplina de Implantodontia tem como objetivo geral adicionar à formação do Cirurgião Dentista, conhecimento específico na área de implantodontia, desenvolvendo habilidades e competências para diagnosticar, planejar e indicar o tratamento com implantes osseointegrados bucais, tornando-o consciente e capaz de desempenhar seu papel perante a sociedade.

Objetivos específicos:
- desenvolver e inter relacionar os conhecimentos ético, social, humanístico, científico e técnico, adquiridos ao longo do currículo, a fim de que, uma vez determinado o diagnóstico, evidenciar a causa e elaborar um plano de tratamento utilizando implantes osseointegrados, como meio auxiliar e/ou complementar da reabilitação oral;
- ser capaz de realizar a análise de exames complementares, confecção de guias radiográficas e cirúrgicas e planejamento reverso;
- adquirir conhecimento específico em relação à biomecânica dos implantes osseointegrados, aos tecidos peri-implantares e conectores protéticos;
- simular técnicas cirúrgicas, por meio de práticas laboratoriais, com diferentes sistemas de implantes;
- aplicação de medidas terapêuticas em casos de complicações com o sistema de osseointegração
Oferecer treinamento e capacitação no diagnóstico de alterações mucogengivais decorrentes ou não da doença Periodontal Crônica e/ou Agressiva e das doenças periimplantares. Adquira experiência no tratamento periodontal e peri-implantar complexo.
Oferecer treinamento e capacitação em diagnóstico periodontal e peri-implantar e tratamento periodontal e peri-implantar associado à causa.
O objetivo geral desta proposta está centrado na educação em saúde bucal, com foco em crianças, com a finalidade de divulgar conhecimento sobre a saúde bucal e formas de prevenção de doenças em paralelo à capacitação de recursos humanos da Educação Básica para inserção destes temas em sala de aula.
Esta Disciplina visa fornecer ao aluno embasamento científico para compreender os fenômenos envolvidos na inflamação e no reparo do tecido pulpar. Especificamente, o aluno deverá ser capaz de (i) identificar os mecanismos da resposta pulpar frente às injúrias microbianas, químicas, físicas, mecânicas ou térmicas advindas da cavidade oral; (ii) discutir procedimentos clínicos que podem ser utilizados para indução do reparo tecidual; (iii) conhecer estratégias para regeneração tecidual baseadas em pesquisas com células-tronco, fatores de crescimento e diferentes arcabouços. A longo prazo, o aluno terá subsídios para elaborar projetos de pesquisa na área, embasados nos conhecimentos adquiridos nas discussões e análises críticas de artigos científicos recentes.
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