Dar a formação básica teórica e experimental em análise modal e identificação de sistemas, para que o aluno tenha condições de formular modelos matemáticos que descrevam o comportamento dinâmico de uma dada estrutura sob estudo a partir de dados obtidos através de ensaios experimentais bem como correlacionar estes modelos com aqueles obtidos através de simulações computacionais, por exemplo, através do método dos elementos finitos.
O objetivo geral desta disciplina é capacitar os pós-graduandos para que possam desenvolver e aprimorar habilidades necessárias para exercer a docência no ensino superior de forma criativa e fundamentada. Os objetivos específicos são: Apresentar os conceitos e fundamentos da educação no ensino superior;
Apresentar modelos de planejamento de ensino para que os alunos possam propor, planejar, preparar e desenvolver estratégias pertinentes ao tema de estudo; Desenvolver habilidades para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das estratégias no ensino superior; Aperfeiçoar os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e justificar o uso das tecnologias educacionais em um ambiente virtual de aprendizagem; Contribuir para a melhoria de habilidades dos alunos na preparação de material didático, comunicação e organização.
Reforçar a relação entre as propriedades e o comportamento dos materiais com sua microestrutura. Comparar as famílias de materiais e mostrar como elas podem ser alternativamente usadas no projeto mecânico.
Dar a formação básica teórica e experimental em análise modal e identificação de sistemas, para que o aluno tenha condições de formular modelos matemáticos que descrevam o comportamento dinâmico de uma dada estrutura sob estudo a partir de dados obtidos através de ensaios experimentais bem como correlacionar estes modelos com aqueles obtidos através de simulações computacionais, por exemplo, através do método dos elementos finitos.
Apresentar os conceitos de exergia, balanço de exergia e custos em base exergética, para permitir a aplicação combinada da Análise Exergética e Termoeconômica a sistemas térmicos e químicos, visando a otimização do desempenho dos processos de conversão de energia existentes nesses sistemas.
Apresentar o instrumental científico metodológico básico; Metodologia Científica; Comprovar a importância de observar metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente e, mediante sua utilização, comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica e evitar a duplicação ou repetição desnecessária; Oferecer subsídios metodológicos para o melhor nível de qualidade do documento acadêmico, resultante dos trabalhos de mestrado ou doutorado; Permitir maior habilidade no acesso aos diversos tipos e categorias de documentos e informações essenciais para a pesquisa em nível de pós-graduação; Capacitar no domínio e habilidade na redação de trabalho acadêmico de revisão da leitura e/ou bibliografia e relatórios de estado-da-arte.
- Integrar e consolidar os conhecimentos obtidos durante o curso de Engenharia Mecânica através do projeto de Engenharia completo. - Dar continuidade ao projeto iniciado nas disciplinas PME 3598 e PME 3599.
- Apresentar conceitos fundamentais da avaliação do desempenho termo energético de edificações. - Caracterizar indicadores para avaliação do desempenho termo energético de edificações. - Apresentar ações para redução de consumo de energia em edificações e metodologias para mensuração do impacto destas ações.