 Carregando
 Carregando
	
	
	
	Esta aula aborda os conceitos básicos da Nutrição Animal, os quais servirão de base para o entendimento do metabolismo dos principais nutrientes.
1) Introdução à nutrição animal: importância, aplicações, histórica e futuro da nutrição animal. Definições e terminologia utilizadas em nutrição animal. 
2) Estudo das exigências de proteína por animais. Estudo do fluxo de nitrogênio em animais, apresentando as principais fontes de nitrogênio, digestão, metabolismo e formas de excreção. Conceitos de reciclagem de nitrogênio no rúmen, bem como dos fatores que afetam a produção de proteína microbiana. Estudo dos fatores que afetam as exigências de proteína por animais; estudo dos diferentes métodos para quantificação das exigências de nitrogênio, proteína e aminoácidos, bem como dos métodos para avaliar a quantidade e qualidade da proteína nos alimentos.  
3) Estudo dos carboidratos. Estudo das definições, importância, classificação e métodos analíticos para determinação dos carboidratos. Estudos da importância da fibra na alimentação de não-ruminantes, bem como as causas e conseqüências da acidose lática ruminal e síndrome da depressão da gordura no leite em ruminantes. 
4) Estudo dos lipídios em alimentação animal. Estudo das definições, classificações, estrutura, propriedades físicas e métodos analíticos para quantificação dos lipídios. Estudo da digestão e processos metabólicos pós-absortivos dos lipídios. Estudo das interações entre as propriedades físicas dos lipídios e seus efeitos sobre a digestão ruminal, especialmente da fibra. Estudos dos métodos para estabelecimento dos limites da adição de lipídios na alimentação animal. 
5) Estudo dos conceitos de energética aplicada à nutrição animal, com destaque ao fluxo de energia, aos métodos de mensuração das exigências de energia, aos fatores que afetam as exigências de energia e aos métodos para aumentar a disponibilidade de energia nos alimentos. Estudo críticos dos diferentes sistemas para avaliação das exigências e caracterização da concentração de energia nos alimentos. 
6) Estudo dos minerais. Estudos das funções, metabolismo e deficiências de minerais. Estudo dos métodos e dos sistemas utilizados para estimar as exigências e disponibilidade de macro e micro-elementos em animais. 
8) Estudo das vitaminas. Estudo da estrutura, funções, metabolismo e deficiências de vitaminas. Estudo dos métodos e dos sistemas utilizados para estimar as exigências de vitaminas lipo e hidrossolúveis por animais. 
9) Estudo da água  
10) Digestibilidade, Degradabilidade, Nutrientes Digestíveis Totais. 
11) Doenças carenciais obtidas através de dietas purificadas. 
12) Medidas auxiliares para o diagnóstico de doenças carenciais.
O ensino da presente disciplina tem por finalidade fornecer aos estudantes conhecimentos relativos à importância dos nutrientes alimentares no que se refere às necessidades para crescimento, manutenção, trabalho, produção e reprodução. 
Tem por objetivo ainda, informar ao aluno aspectos atinentes à ingestão, digestão, absorção, transporte, armazenamento e excreção desses elementos químicos nutritivos, bem como às funções orgânicas por eles desempenhadas e as conseqüências advindas de uma deficiência ou excesso destes nutrientes.