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Marco Antonio Bettine de Almeida

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Esta apresentação busca analisar a Copa do Mundo Masculina da Fifa na África do Sul, Brasil, Rússia e Catar por meio das mídias internacionais, tendo como estrutura de análise a esfera pública habermasiana. Como considerações podemos apontar que as mídias internacionais avaliaram a imagem dos países de forma negativa, discutindo os despejos de populações pobres sem um processo de compensação; os abuso dos trabalhadores, principalmente de migrantes; as mudanças nos direitos civis e cerceamento dos movimentos sociais; as ameaças, intimidação e prisão de jornalistas engajados de mídias livres.
O esporte paralímpico encontra-se em processo de afirmação social e econômica e tem na mídia a principal ferramenta de divulgação de seus ideais e produtos. O objetivo desta vídeo-aula é apresentar o ponto de vista de atletas brasileiros sobre conteúdos, meios e abrangência da divulgação midiática sobre o esporte paralímpico, de modo a propor reflexões sobre suas expectativas e percepções. Principais resultados: a divulgação paralímpica é pequena, porém está em crescimento; os atletas dividem sua preferência entre a divulgação de feitos esportivos e a ideia de superação da deficiência.
Problematizar as atividades esportivas no processo de desenvolvimento social, político e econômico no Brasil.Compreender o esporte e sua relação com as transformações socais.Interpretar o esporte pelas categorias: Estado, Mercado e CulturaProporcionar uma leitura das políticas do esporte pelo olhar da esfera pública
Objetivamente, busquei analisar se os Megaeventos Esportivos nas nações periféricas ampliaram o seu Soft Power. Utilizei como fonte de dados o modo que a mídia internacional abordou a copa do mundo da Africa do Sul, do Brasil e da Rússia, e agora, pensando em ampliar o escopo do trabalho analisaremos o Catar
I sought to analyze whether FIFA's Mega Events in peripheral nations increased their Soft Power. I used as a data source the way the international media approached the Men's World Cup in South Africa, Brazil and Russia, and I will make an exordium to Qatar. In order to interpret how this coverage took place, reports from 9 newspapers in different languages ??(English, French and Spanish), the most accessed on the internet in the period, were analyzed. The newspapers were: CNN, BBC, Daily Mail, New York Times, The Guardian, El Pais, El Mundo, Le Monde, Le Figaro. In total, 2,195 reports were analyzed. In the specific case of this proposal, I would like to show the reader how these countries used the FIFA Soccer World Cup as a speech to expand their soft power, or their public diplomacy, or simply, their propaganda, a speech that FIFA commercializes. Keywords: FIFA; BRICS; Qatar; Human rights; Outlying Nations; soft power.
Aula 3 da disciplina de Antropologia. Neste conteúdo trabalharemos com a obra de durkheimiana fazendo aproximações com a Educação Física e Esporte.
Nesta vídeo-aula vamos discutir as principais linhas de pesquisa sobre lazer no mundo, desde meados do século XX até a atualidade. Ilustrar como este debate foi apropriado no meio acadêmico brasileiro. Tendo como base a divisão teórica clássica nas ciências sociais, entre Durkheim, Marx e Weber Explicarei as dimensões (a)epistemológica, (b) tecnológica e (c) político/econômica do objeto lazer.
Uma das características marcantes da atual sociedade é ter a mídia como “o agente difusor do culto ao corpo como tendência de comportamento”. No Brasil, principalmente as mídias sociais tem uma forte participação na construção de tendências, padrões e valores sociais relativos ao corpo
Nesta vídeo-aula vamos discutir alguns aspectos do surgimento das torcidas organizadas queers, que foram criadas no Facebook para combater as manifestações homofóbicas e machistas recorrentes nos estádios e práticas relacionadas ao futebol no Brasil. Apresentarei o potencial destas torcidas para desconstruir o padrão normatizador vigente nos estádios e no universo do futebol, e o papel que elas possuem para reivindicar o reconhecimento da participação de homossexuais e mulheres, historicamente segregados de práticas que dão sentido ao esporte, como o jogar e o torcer. Na vídeo-aula procuramos problematizar as relações entre futebol e sexualidade, buscando entender, pela dualidade estabelecidos-outsiders, o padrão normatizador que legitima e reafirma um modelo de masculinidade viril, que hierarquiza e segrega outras subjetividades, por exemplo, as torcidas queer e anti-homofobia, que se propõem a elaborar práticas discursivas confrontando a ideia de hegemonia masculina.
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