Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.
Sobre a aula
O Professor Caetano Ernesto Plastino do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, trata do princípio de Tolerância, enunciado por Rudolf Carnap (1891-1970), um dos expoentes do Círculo de Viena.
Carnap foi um dos autores do manifesto: A Concepção Científica do Mundo, lançado em 1929.
O curso foi organizado pelo Centro Universitário Maria Antônia - USP e foi gravado entre abril e maio de 2012. Créditos - Produção: UNIVESP TV.
1. Ciência, metafísica e senso comum. 2. Critérios empiristas de sentido cognitivo. 3. Método científico: o papel das hipóteses e das convenções. 4. Observação e experimentação: a impregnação teórica. 5. Holismo e subdeterminação empírica das teorias. 6. Lei e explicação científica. 7. O realismo científico e suas alternativas. 8. Progresso científico: acumulação e revolução. 9. Relativismo cognitivo e incomensurabilidade. 10. Modelos de racionalidade e pesquisa histórica.
Objetivo
Esta disciplina destina-se ao estudo de questões centrais da filosofia das ciências naturais na tradição analítica, abordando histórica e criticamente as concepções de cientistas-filósofos do final do século 19 e início do 20, o empirismo lógico do Círculo de Viena, o debate Popper-Kuhn e seus principais desdobramentos.
Índice de vídeos da disciplina
Empirismo e Pragmatismo Contemporâneos - Carnap e o princípio da tolerância - parte 1