Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.
Sobre a aula
O Professor Caetano Ernesto Plastino, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Analisa aspectos da filosofia do norte-americano Willard Quine (1908-2000), autor de Palavra e Objeto, que se interessou pela possibilidade de aproximação entre a Filosofia e a Matemática e entre a Filosofia e a Lógica.
O curso foi organizado pelo Centro Universitário Maria Antônia - USP, foi gravado entre abril e maio de 2012. Créditos - Produção: UNIVESP TV.
1. Modelo clássico de racionalidade. 2. Regras do método científico. 3. Racionalidade individual e coletiva. 4. Mecanismos de interação social. 5. Compromissos e restrições. 6. Conduta competitiva e cooperativa. 7. Equilíbrio, coordenação e otimização. 8. Razões, emoções e normas sociais. 9. Dispositivos de credibilidade na ciência. 10. Mudanças sociais e científicas.
Objetivo
Examinar modelos de racionalidade e sua aplicação a casos paradigmáticos de comportamento racional, tanto na vida social como na prática científica. Analisar criticamente o modelo clássico de crença ou decisão racional, baseado em regras metodológicas, e utilizar recursos da teoria dos jogos para compreender a natureza dos movimentos estratégicos e o processo de escolha social e científica.