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[PLC0703-1] Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino

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O professor Marcelo Giordan apresenta o Modelo Topológico de Ensino, que será um conteúdo abordado durante todo o semestre.
Nesta aula, reconheceremos a contextualização como uma propriedade do Modelo Topológico de Ensino (MTE). A proposta é aprofundar conceitualmente o modelo, recolhendo da própria sala de aula elementos que nos permitam reconhecer nas ações de professor e alunos os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o planejamento de ensino. Veremos um exemplo de contextualização em uma sequência de ensino produzida por uma professora de Ciências experiente, e como a problematização pode assumir o papel de criação de contextos significativos.
Na aula anterior, apresentamos alguns aspectos importantes da interação discursiva, formas de comunicação e como esses elementos constituem narrativas próprias da sala de aula que conferem caráter histórico aos eventos que ali se sucedem. Continuaremos a evidenciar propriedades do Modelo Topológico de Ensino (MTE), por meio do conceito de materialidade, discutindo seus fundamentos e aplicando-o na interpretação de um episódio de sala de aula.
Nesta aula, concluímos a apresentação do Modelo Topológico de Ensino (MTE) e suas propriedades com o conceito de mediação, a partir de Vigotski. Veremos que a interação discursiva da sala de aula tem propriedades estruturais e funcionais próprias, por meio das quais podemos interpretar os propósitos de professor e alunos. Reconheceremos um outro padrão de interação que extrapola o aspecto avaliativo das tríades I-R-F, conferindo-lhe caráter elicitativo. Introduziremos uma modalidade bastante atual de comunicação, a partir de um episódio que envolve a comunicação entre professora e aluna por meio do correio eletrônico. Verificaremos que os aspectos estruturais e funcionais desse tipo de interação são semelhantes àqueles observados em interações face a face.
Neste vídeo o professor Marcelo Giordan apresenta o curso PLC 0703 - Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino.
Nesta aula, veremos que o espaço-tempo da sala de aula constitui uma história própria, que é construída por narrativas e formas de comunicação de professor e alunos.
Nesta aula, reconheceremos a contextualização como uma propriedade do Modelo Topológico de Ensino (MTE). A proposta é aprofundar conceitualmente o modelo, recolhendo da própria sala de aula elementos que nos permitam reconhecer nas ações de professor e alunos os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o planejamento de ensino. Veremos um exemplo de contextualização em uma sequência de ensino produzida por uma professora de Ciências experiente, e como a problematização pode assumir o papel de criação de contextos significativos.
Nesta aula, reconheceremos a contextualização como uma propriedade do Modelo Topológico de Ensino (MTE). A proposta é aprofundar conceitualmente o modelo, recolhendo da própria sala de aula elementos que nos permitam reconhecer nas ações de professor e alunos os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o planejamento de ensino. Veremos um exemplo de contextualização em uma sequência de ensino produzida por uma professora de Ciências experiente, e como a problematização pode assumir o papel de criação de contextos significativos.
Nesta aula, reconheceremos a contextualização como uma propriedade do Modelo Topológico de Ensino (MTE). A proposta é aprofundar conceitualmente o modelo, recolhendo da própria sala de aula elementos que nos permitam reconhecer nas ações de professor e alunos os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o planejamento de ensino. Veremos um exemplo de contextualização em uma sequência de ensino produzida por uma professora de Ciências experiente, e como a problematização pode assumir o papel de criação de contextos significativos.
Na aula anterior, apresentamos alguns aspectos importantes da interação discursiva, formas de comunicação e como esses elementos constituem narrativas próprias da sala de aula que conferem caráter histórico aos eventos que ali se sucedem. Continuaremos a evidenciar propriedades do Modelo Topológico de Ensino (MTE), por meio do conceito de materialidade, discutindo seus fundamentos e aplicando-o na interpretação de um episódio de sala de aula.
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