Carregando
Página inicial »Exatas » Física » [PGF5103-8] Tópicos Avançados em Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental

[PGF5103-8] Tópicos Avançados em Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
114 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Carlos apresenta as medidas de trajetória e equação horária dos movimentos dos discos na mesa de ar, e verifica se a quantidade de movimento se conservou na colisão.
Beatriz, Bruno e Yuri apresentaram a medida da dependência do ruido de fase com a temperatura, com os dados que tomaram.
Gabriel e Denis ajustaram os picos de um espectro de partículas alfa de uma fonte com diversos emissores alfa, usando uma função com forma adequada para a perda de energia característica de partículas carregadas.
Monalisa e Leonardo determinaram a posição em energia e a largura de várias partículas no espectro de massa invariante mu+ mu-.
Gustavo e Pedro Henrique: Avaliacao de metodos estatisticos para determinacao de equivalencia radiologica; Lucas Martins e Yuri Idalgo: Colisões em duas dimensões no MEXi;Vitor Hugo e Wellington: Força de atrito variavel no MEXI.
Caetano - modos normais no MEXI; Lucas Souza e Paulo Leonel: Caracterização de células solares.
Vinicius - Força de atrito variável; Bruna e João Gabriel - Estimação de parametros cosmologicos nos modelos lambda-CDM e WCDM usando MCMC e dados de supernovas; Caio e Lucas Nedeff - Análise de Bursts no plasma do Texas Helimark.
Pedro apresenta a análise dos dados do experimento ao longo de um ano, e conclui que não observou (e nem teria sido possível) observar o sinal de neutrinos do reator. A análise permite prever quantos detetores serão necessários para observar os neutrinos do reator em um tempo menor que um ano.
Leonardo apresenta "Estimativa do coeficiente de atrito em experimento com trilho de ar" e Celso e João Vitor apresentam "Tratamento estatistico dos dados do loop."
Quando se ajustam os parâmetros de uma função que depende também de outros parâmetros não ajustados e conhecidos com erro, é preciso propagar a incerteza correspondente na variância dos valores ajustados. Neste vídeo de 40 minutos, mostramos como proceder, usando como exemplo o Trabalho prático 4 do curso.
114 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação