Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT5857-4] Tópicos Avançados em Fadiga de Materiais

[PMT5857-4] Tópicos Avançados em Fadiga de Materiais

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nesta aula introduzimos a metodologia adotada na disciplina descrevendo o cronograma proposto. Um pouco da historia da fadiga e discutida e os alunos se apresentam, contando um pouco sobre seu background formativo e profissional.
Nesta aula usamos a primeira parte da revisao publicada por Newman Jr sobre a conexão entre mecânica da fratura e fadiga, tratando os aspectos mais fundamentais.
Nesta aula usamos a excelente revisao de Jaap Schijve sobre o estado da arte da fadiga no século XX, publicada em 2003, para refletir sobre fadiga como um fenômeno de engenharia desde os seus primórdios em meados do século XIX.
Nesta aula usamos a artigo publicado por Claude Bathias que faz um paralelo entre os conhecimentos gerais de fadiga (adquiridos fundamentalmente par materiais metálicos) e a fadiga de compósitos de matriz polimerica reforçados por fibras. A discussão avança para o assunto geral de fadiga em polímeros, que tem particularidades próprias.
Nesta aula discutimos o efeito da qualidade da superfície sobre a durabilidade de componentes em solicitacoes de fadiga, usando o artigo de Scuracchio et al para induzir a discussão. O professor tem profundo conhecimento deste artigo por ter sido orientador de Scuracchio e coautor do artigo, o que significa que muito do contexto em que o trabalho foi desenvolvido pode ser apresentado aos alunos.
Nesta aula utilizados o artigo de Sangid para induzir uma discussão sobre o retorno a relevância dos aspectos associados a nucleacao de trincas e do papel que técnicas modernas de observação, particularmente de PSBs estao permitindo compreender o dano de fadiga nas regiões correspondentes as microtrincas (problema da trinca curta).
Nesta aula usamos o artigo de revisao de Haghdadi et al para induzir uma discussão sobre manufatura aditiva, em particular nos aspectos associados a fadiga frente a emergência desses materiais e componentes usados em aplicacoes aeroespaciais.
Usamos nesta aula o artigo publicado por Içöz et al. que fez um uso particularmente inovador a técnica de correlação digital de imagem (DIC, digital image correlation) para identificar acúmulo de dano de fadiga associado à microestrutura em alumninetos de titânio.
Nesta aula continuamos a investigação da conexão entre mecânica da fratura e fadiga usando a segunda parte do artigo de revisao de Newman Jr. No caso nos concentramos mais nos impactos disso para a engenharia moderna tratando questões sobre efeito de restricoes plásticas e metodologias de design voltado a fadiga.
Nesta aula encerramos a discussão da conexão entre mecânica da fratura e fadiga tratando de uma explicação alternativa dos fenômenos nao lineares e nao locais observados na propagação da trinca de fadiga, a teoria dos dois parâmetros de Vsudevan e Sadananda.
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação