Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [PLC0704-1] Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: a Sala de Aula

[PLC0704-1] Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: a Sala de Aula

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Esta aula tem o objetivo de mostrar como os professores atuam e quais ferramentas usam para auxiliar na formação dos estudantes, contando com diversos professores comentando sobre métodos de avaliação.
Nesta aula, diversos professores falam sobre estratégias de auto avaliação utilizadas por eles.
Os objetivos específicos desta aula são: 1) refletir sobre a importância do ensino de ciências para o cidadão e a comunidade; 2) ponderar sobre o que deve ser ensinado em aulas de ciências; e 3) refletir sobre a possibilidade de gerar liberdade intelectual por meio de aulas de ciências.
A aula desta semana finaliza o bloco 3 “O que se ensina em aulas de ciências?” e inicia a discussão sobre a pergunta “A escola ensina apenas conhecimento científico?” Temas tratados nesta aula relacionam-se com questões já colocadas em voga nesta disciplina, sobretudo nas aulas 2 “Escola e Cultura” e 3 “A ciência dentro e fora da sala de aula”, e aspectos abordados nas disciplinas “Didática”, “Psicologia da Educação” e “Ensino de Ciências II”.
Nesta aula continuamos com a questão de interações em sala de aula, mas com foco nas interações discursivas. A Professora Doutora Daniela Lopes Scarpa, o Professor Vitor Machado e Ana Paula Solino Bastos contam como a pergunta é essencial no ambiente da sala de aula, mas que devem ser feitas com cuidado, já que não devem ser somente perguntas de caráter avaliativo , tampouco o oposto, perguntas que percam o foco da aula totalmente. As perguntas devem ser feitas de forma a ajudar os alunos na organização de seus pensamentos. Outro caráter essencial é o respeito aos alunos, de forma a estimular a participação deles na aula, sem inibí-los.
Nesta aula, Ana Paula Solino Bastos e o professor Nelson Barrelo Junior falam sobre a importância das interações que podem ocorrer na sala de aula, tanto interações entre os alunos, que podem ter mediação do professor, quanto interações do professor com os alunos ou dos alunos com o material didático. Essas interações fortalecem as relações do aluno com os outros e com o mundo, assim como desenvolvem habilidades como: respeito a opiniões diferentes, colaboração, parceria e cooperação. Para isso, o professor precisa estar aberto e atento aos imprevistos que podem ocorrer em sala de aula e ter um objetivo com eles, para poder guiar os alunos, já que o professor é visto como um articulador do conhecimento e os alunos, como seus parceiros. A ideia por trás disso é a necessidade de dar liberdade para os alunos, para eles mostrarem suas opiniões e se sentirem parte desse processo dinâmico de construção e apropriação de significados.
O foco central desta aula são as finalidades e os objetivos do ensino de ciências; assim, vão ser construídas relações com elementos discutidos na aula anterior “Ensino de ciências: passado, presente e futuro”. Esta aula também se relaciona com discussões realizadas na disciplina “Educação em Ciências”.
A professora Lúcia Helena Sasseron introduz o curso Fundamentos Teórico Metodológicos, que visa analisar a Ciência sob a perspectiva da educação e a educação sob a perspectiva da Ciência, e tem como foco principal a sala de aula.
Nesta aula, nossas atenções voltam-se para aspectos ligados à construção de conhecimento em sala de aula. Além de haver relações entre os temas abordados nesta aula com ideias colocadas em cena nas disciplinas “Educação em Ciências” e “Ensino de ciências II”, esta aula faz menção direta às aulas 2 “Escola e cultura”, 6 “Eixos estruturantes e indicadores da Alfabetização Científica” e 7 “Ensinar, aprender, conceitos, perfis e a sala de aula de ciências” desta disciplina.
No decorrer de nossas aulas, discutiremos as ciências sob a perspectiva do ensino, partindo de elementos que nos permitam refletir sobre o que são as ciências, a importância de seu ensino para a sociedade atual, passando por ponderações sobre o que deve ser ensinado nas aulas de ciências e colocando em evidência o processo de ensino e de aprendizagem e as formas de avaliá-lo.
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação