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[ACH0564-2] Estudos Interdisciplinares em Sociologia do Esporte

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O esporte paralímpico encontra-se em processo de afirmação social e econômica e tem na mídia a principal ferramenta de divulgação de seus ideais e produtos. O objetivo desta vídeo-aula é apresentar o ponto de vista de atletas brasileiros sobre conteúdos, meios e abrangência da divulgação midiática sobre o esporte paralímpico, de modo a propor reflexões sobre suas expectativas e percepções. Principais resultados: a divulgação paralímpica é pequena, porém está em crescimento; os atletas dividem sua preferência entre a divulgação de feitos esportivos e a ideia de superação da deficiência.
Problematizar as atividades esportivas no processo de desenvolvimento social, político e econômico no Brasil.Compreender o esporte e sua relação com as transformações socais.Interpretar o esporte pelas categorias: Estado, Mercado e CulturaProporcionar uma leitura das políticas do esporte pelo olhar da esfera pública
Nesta vídeo-aula vamos discutir as principais linhas de pesquisa sobre lazer no mundo, desde meados do século XX até a atualidade. Ilustrar como este debate foi apropriado no meio acadêmico brasileiro. Tendo como base a divisão teórica clássica nas ciências sociais, entre Durkheim, Marx e Weber Explicarei as dimensões (a)epistemológica, (b) tecnológica e (c) político/econômica do objeto lazer.
Uma das características marcantes da atual sociedade é ter a mídia como “o agente difusor do culto ao corpo como tendência de comportamento”. No Brasil, principalmente as mídias sociais tem uma forte participação na construção de tendências, padrões e valores sociais relativos ao corpo
Nesta vídeo-aula vamos discutir alguns aspectos do surgimento das torcidas organizadas queers, que foram criadas no Facebook para combater as manifestações homofóbicas e machistas recorrentes nos estádios e práticas relacionadas ao futebol no Brasil. Apresentarei o potencial destas torcidas para desconstruir o padrão normatizador vigente nos estádios e no universo do futebol, e o papel que elas possuem para reivindicar o reconhecimento da participação de homossexuais e mulheres, historicamente segregados de práticas que dão sentido ao esporte, como o jogar e o torcer. Na vídeo-aula procuramos problematizar as relações entre futebol e sexualidade, buscando entender, pela dualidade estabelecidos-outsiders, o padrão normatizador que legitima e reafirma um modelo de masculinidade viril, que hierarquiza e segrega outras subjetividades, por exemplo, as torcidas queer e anti-homofobia, que se propõem a elaborar práticas discursivas confrontando a ideia de hegemonia masculina.
O esporte é uma relação social, que se dá por meio da integração entre as pessoas, da busca do jogar, do querer aprender uma técnica e da vontade de competir. A complexificação da atividade esportiva se dá nas sociedades modernas com a (a) institucionalização das modalidades e (b) racionalização dos movimentos. a finalidade do indivíduo em fazer a atividade (partilhar, divertir, ganhar, sobreviver); os objetivos que está buscando (estética, saúde, trabalho, sociabilidade, prazer, competir); o espaço social em que ocorre a atividade (jogos olímpicos, escola, parque, praia, clube); as trocas com outros sujeitos (sociabilidade, vencer, aprender); e a ação a ser considerada pelo agrupamento sobre a forma de expressão do esporte, como a pedagógica, a de alto-rendimento ou a amadora.
Nesta aula vamos discutir um pouco sobre o Gênero no Esporte. A Professora Flávia Volta vai discutir estes e outros temas
Nesta vídeo-aula vamos discutir alguns aspectos do esporte e sua relação com a qualidade de vida. Esporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade. como matriz de socialização e transmissão de valores, forma de sociabilidade moderna, instrumento de educação e saúde, ligado às expressões artísticas e, ao mesmo tempo, palco de violência. Possui papel destacado nas mídias e, às vezes, é fonte de discriminação, local amplo de atuação de trabalho e tem parte de sua estrutura ancorada na mercantilização das práticas corporais. Fenômeno múltiplo que também contribui para a valorização do movimento e a busca de qualidade de vida dos praticantes.
Esta vídeo-aula vai trabalhar os seguintes temas: - Desenvolver a relação entre a expansão da rede ferroviária no interior paulista e a evolução das práticas esportivas, mais especificamente o futebol. - Apontar as principais características da realidade política, econômica e social do Brasil na primeira metade do século XX e contribuir para a discussão sobre o desenvolvimento das práticas esportivas no período.
Nesta vídeo-aula vamos debater alguns aspectos do futebol, dentre eles destaco: 1 – Discutir a questão do corpo, da ginga e da reinterpretação cultural de um jogo praticado por ingleses em São Paulo, para uma ressignificação brasileira de como jogar e valorizar o futebol como um patrimônio nacional. 2- Abordar os territórios e as identidades do futebol no Estado de São Paulo
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