Carregando
Página inicial »Humanas » História » [FLH0644-5] História da América Independente II

[FLH0644-5] História da América Independente II

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
43 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Aula 1 - A invenção da ideia de América Latina nos séculos XIX e XX - Parte 01 A professora Gabriela Pellegrino dá início ao curso explicando como o conceito de América Latina foi construído e modificado ao longo da história. Uma corrente defende que a ideia de América Latina foi forjada pela França no século 19, durante sua expansão imperial. Para outro grupo de historiadores o conceito de América Latina foi uma invenção dos próprios latino-americanos, para criar uma identidade comum e com isso fazer frente aos Estados Unidos, que já tinham uma política imperial junto ao restante da América. Ela também explica a influência da Primeira Guerra Mundial na América Latina e como a barbárie provocada pela batalha causa uma ruptura da América em relação a Europa. Neste período as nações latino-americanas iniciam um movimento de olhar para a própria cultura local. Começam aí questionamentos estéticos e políticos que rompem com a cultura europeia e dá início às vanguardas artísticas da AL. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora:Gabriela Pellegrino Soares Produção: Univesp TV
Aula 1 - A invenção da ideia de América Latina nos séculos XIX e XX - Parte 02 A professora Gabriela Pellegrino dá início ao curso explicando como o conceito de América Latina foi construído e modificado ao longo da história. Uma corrente defende que a ideia de América Latina foi forjada pela França no século 19, durante sua expansão imperial. Para outro grupo de historiadores o conceito de América Latina foi uma invenção dos próprios latino-americanos, para criar uma identidade comum e com isso fazer frente aos Estados Unidos, que já tinham uma política imperial junto ao restante da América. Ela também explica a influência da Primeira Guerra Mundial na América Latina e como a barbárie provocada pela batalha causa uma ruptura da América em relação a Europa. Neste período as nações latino-americanas iniciam um movimento de olhar para a própria cultura local. Começam aí questionamentos estéticos e políticos que rompem com a cultura europeia e dá início às vanguardas artísticas da AL. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora:Gabriela Pellegrino Soares Produção: Univesp TV
Aula 1 - A invenção da ideia de América Latina nos séculos XIX e XX - Parte 03 A professora Gabriela Pellegrino dá início ao curso explicando como o conceito de América Latina foi construído e modificado ao longo da história. Uma corrente defende que a ideia de América Latina foi forjada pela França no século 19, durante sua expansão imperial. Para outro grupo de historiadores o conceito de América Latina foi uma invenção dos próprios latino-americanos, para criar uma identidade comum e com isso fazer frente aos Estados Unidos, que já tinham uma política imperial junto ao restante da América. Ela também explica a influência da Primeira Guerra Mundial na América Latina e como a barbárie provocada pela batalha causa uma ruptura da América em relação a Europa. Neste período as nações latino-americanas iniciam um movimento de olhar para a própria cultura local. Começam aí questionamentos estéticos e políticos que rompem com a cultura europeia e dá início às vanguardas artísticas da AL. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora:Gabriela Pellegrino Soares. Produção: Univesp TV
Aula 1 - A invenção da ideia de América Latina nos séculos XIX e XX - Parte 04 A professora Gabriela Pellegrino dá início ao curso explicando como o conceito de América Latina foi construído e modificado ao longo da história. Uma corrente defende que a ideia de América Latina foi forjada pela França no século 19, durante sua expansão imperial. Para outro grupo de historiadores o conceito de América Latina foi uma invenção dos próprios latino-americanos, para criar uma identidade comum e com isso fazer frente aos Estados Unidos, que já tinham uma política imperial junto ao restante da América. Ela também explica a influência da Primeira Guerra Mundial na América Latina e como a barbárie provocada pela batalha causa uma ruptura da América em relação a Europa. Neste período as nações latino-americanas iniciam um movimento de olhar para a própria cultura local. Começam aí questionamentos estéticos e políticos que rompem com a cultura europeia e dá início às vanguardas artísticas da AL. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora:Gabriela Pellegrino Soares Produção: Univesp TV
Aula 2 - A Revolução Mexicana: Narrativas e Debates - Parte 01 A professora Gabriela Pellegrino dá a cronologia da Revolução Mexicana com riqueza de detalhes e debates historiográficos. Dividida em cinco partes, esta aula começa no período do porfiriato com a ascensão uma força de oposição liderada pelo latifundiário Francisco Madero, que toma o poder em 1910. A professora explica as guinadas que a revolução tomou como o assassinato de Madero, a tomada do poder por Victoriano Huerta e em seguida o levante de exércitos populares do norte e do sul do país liderados, respectivamente, por Pancho Villa e Emiliano Zapata. Gabriela Pellegrino narra como a Revolução Mexicana colocou em evidência grandes temas do continente latino-americano como a questão das terras, o autoritarismo político, o imperialismo americano e os conflitos étnicos. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora: Gabriela Pellegrino Soares. Produção: Univesp TV
Aula 2 - A Revolução Mexicana: Narrativas e Debates - Parte 01 A professora Gabriela Pellegrino dá a cronologia da Revolução Mexicana com riqueza de detalhes e debates historiográficos. Dividida em cinco partes, esta aula começa no período do porfiriato com a ascensão uma força de oposição liderada pelo latifundiário Francisco Madero, que toma o poder em 1910. A professora explica as guinadas que a revolução tomou como o assassinato de Madero, a tomada do poder por Victoriano Huerta e em seguida o levante de exércitos populares do norte e do sul do país liderados, respectivamente, por Pancho Villa e Emiliano Zapata. Gabriela Pellegrino narra como a Revolução Mexicana colocou em evidência grandes temas do continente latino-americano como a questão das terras, o autoritarismo político, o imperialismo americano e os conflitos étnicos. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora: Gabriela Pellegrino Soares produção: Univesp TV
Aula 2 - A Revolução Mexicana: Narrativas e Debates - Parte 03 A professora Gabriela Pellegrino dá a cronologia da Revolução Mexicana com riqueza de detalhes e debates historiográficos. Dividida em cinco partes, esta aula começa no período do porfiriato com a ascensão uma força de oposição liderada pelo latifundiário Francisco Madero, que toma o poder em 1910. A professora explica as guinadas que a revolução tomou como o assassinato de Madero, a tomada do poder por Victoriano Huerta e em seguida o levante de exércitos populares do norte e do sul do país liderados, respectivamente, por Pancho Villa e Emiliano Zapata. Gabriela Pellegrino narra como a Revolução Mexicana colocou em evidência grandes temas do continente latino-americano como a questão das terras, o autoritarismo político, o imperialismo americano e os conflitos étnicos. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora: Gabriela Pellegrino Soares Produção: Univesp TV
Aula 2 - A Revolução Mexicana: Narrativas e Debates - Parte 04 A professora Gabriela Pellegrino dá a cronologia da Revolução Mexicana com riqueza de detalhes e debates historiográficos. Dividida em cinco partes, esta aula começa no período do porfiriato com a ascensão uma força de oposição liderada pelo latifundiário Francisco Madero, que toma o poder em 1910. A professora explica as guinadas que a revolução tomou como o assassinato de Madero, a tomada do poder por Victoriano Huerta e em seguida o levante de exércitos populares do norte e do sul do país liderados, respectivamente, por Pancho Villa e Emiliano Zapata. Gabriela Pellegrino narra como a Revolução Mexicana colocou em evidência grandes temas do continente latino-americano como a questão das terras, o autoritarismo político, o imperialismo americano e os conflitos étnicos. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora: Gabriela Pellegrino Soares Produção: Univesp TV
Aula 2 - A Revolução Mexicana: Narrativas e Debates - Parte 05 A professora Gabriela Pellegrino dá a cronologia da Revolução Mexicana com riqueza de detalhes e debates historiográficos. Dividida em cinco partes, esta aula começa no período do porfiriato com a ascensão uma força de oposição liderada pelo latifundiário Francisco Madero, que toma o poder em 1910. A professora explica as guinadas que a revolução tomou como o assassinato de Madero, a tomada do poder por Victoriano Huerta e em seguida o levante de exércitos populares do norte e do sul do país liderados, respectivamente, por Pancho Villa e Emiliano Zapata. Gabriela Pellegrino narra como a Revolução Mexicana colocou em evidência grandes temas do continente latino-americano como a questão das terras, o autoritarismo político, o imperialismo americano e os conflitos étnicos. Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora: Gabriela Pellegrino Soares Produção: Univesp TV
Aula 3 - A integração do México "profundo": políticas culturais e educacionais - Parte 01 Curso regular de graduação - Segundo semestre de 2014 Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP Professora: Gabriela Pellegrino Soares Produção: Univesp TV
43 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação