Carregando
Página inicial »Exatas » Física » [PGF5002-16] Mecânica Quântica II

[PGF5002-16] Mecânica Quântica II

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
27 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nessa aula discutimos o teorema de Wigner que determina que os operadores de simetria na Mecânica Quântico só podem ser unitários ou antiunitários. Apresentamos o único operador de reversão temporal, o único caso conhecido de operador antiunitário que aparece na Física. Mostramos as propriedades desse operador e construímos explicitamente a forma do operador de reversão temporal para sistemas de spin 0 e spin 1/2.
Nessa aula discutimos o grupo de rotação, a relação de SO(3) e SU(2) e construimos as representações irredutíveis de SU(2) de forma explicita a partir de D(R) para j=1/2. Discutimos o caso da representação em termos dos parâmetros de Cayley-Klein e em termos dos ângulos de Euler.
Nessa aula discutimos algumas consequências da invariância por rotação. Mostramos como construir autoestados de momento angular total para partículas livres com momento linear e spin bem definidos. Discutimos como são as distribuições angulares em decaimentos produzidos por interações invariantes por rotação. Finalmente, tratamos o problema do "corpo rígido" do ponto de vista de rotações.
Nessa aula estendemos a noção de operadores escalares e vetoriais para operadores tensoriais de ordem k. Nosso objetivo é chegar no Teorema de Wigner-Eckart. Já encontramos antes casos especiais desse teorema, ara operadores escalares e vetoriais. O teorema de Wigner-Eckart diz respeito a elementos de matriz que aparecem frequentemente em problemas quânticos, especialmente envolvendo teoria de perturbação e emissão e absorção de radiação.
Nesta aula discutimos as relações de incerteza entre as medidas de observáveis incompatíveis, além de duas descrições da evolução temporal na Mecânica Quântica: a descrição de Schrödinger e a descrição de Heisenberg.
Nessa aula discutiremos os grupos de Lorentz e Poincaré, sua propriedades gerais e suas representações irredutíveis de representação finita (não unitárias) e de representação infinita (unitárias).
Nessa primeira aula sobre teoria de espalhamento, tratamos o espalhamento elástico. Definimos o problema, encontramos a equação de Lipmann-Shwinger e sua solução formal em termos de uma equação integral. Definimos o que é o operador T, a amplitude de espalhamento, a seção de choque diferencial e a série de Born.
Nessa aula discutimos a validade da aproximação de Born para o cálculo da amplitude de espalhamento elástico e assim como as consequências da invariância por rotação, paridade e reversão temporal para a amplitude de espalhamento. Discutimos também o formalismo de ondas parciais, que se aplica no caso de potenciais invariantes por rotação, e que é especialmente útil para espalhamentos à baixa energia.
Nessa aula começamos a teoria formal de espalhamento dependente do tempo. Introduzimos a matriz S, a matrix T e encontramos a relação entre esses operadores. Mostramos também a relação entre a matrix S e o operador de evolução temporal.
Nessa aula discutimos o final do formalismo da teoria de espalhamento geral, fazendo a conexão entre os elementos de matriz S e probabilidades de transição e taxas de transição. Para deixar o uso do formalismo mais claro terminamos a aula com um exemplo de espalhamento projétil átomo.
27 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação