Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [PLC0703-1] Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino

[PLC0703-1] Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
22 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Neste vídeo o professor Marcelo Giordan apresenta o curso PLC 0703 - Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino.
O professor Marcelo Giordan apresenta o Modelo Topológico de Ensino, que será um conteúdo abordado durante todo o semestre.
Nesta aula, concluímos a apresentação do Modelo Topológico de Ensino (MTE) e suas propriedades com o conceito de mediação, a partir de Vigotski. Veremos que a interação discursiva da sala de aula tem propriedades estruturais e funcionais próprias, por meio das quais podemos interpretar os propósitos de professor e alunos. Reconheceremos um outro padrão de interação que extrapola o aspecto avaliativo das tríades I-R-F, conferindo-lhe caráter elicitativo. Introduziremos uma modalidade bastante atual de comunicação, a partir de um episódio que envolve a comunicação entre professora e aluna por meio do correio eletrônico. Verificaremos que os aspectos estruturais e funcionais desse tipo de interação são semelhantes àqueles observados em interações face a face.
Nesta aula, concluímos a apresentação do Modelo Topológico de Ensino (MTE) e suas propriedades com o conceito de mediação, a partir de Vigotski. Veremos que a interação discursiva da sala de aula tem propriedades estruturais e funcionais próprias, por meio das quais podemos interpretar os propósitos de professor e alunos. Reconheceremos um outro padrão de interação que extrapola o aspecto avaliativo das tríades I-R-F, conferindo-lhe caráter elicitativo. Introduziremos uma modalidade bastante atual de comunicação, a partir de um episódio que envolve a comunicação entre professora e aluna por meio do correio eletrônico. Verificaremos que os aspectos estruturais e funcionais desse tipo de interação são semelhantes àqueles observados em interações face a face.
Nesta aula, concluímos a apresentação do Modelo Topológico de Ensino (MTE) e suas propriedades com o conceito de mediação, a partir de Vigotski. Veremos que a interação discursiva da sala de aula tem propriedades estruturais e funcionais próprias, por meio das quais podemos interpretar os propósitos de professor e alunos. Reconheceremos um outro padrão de interação que extrapola o aspecto avaliativo das tríades I-R-F, conferindo-lhe caráter elicitativo. Introduziremos uma modalidade bastante atual de comunicação, a partir de um episódio que envolve a comunicação entre professora e aluna por meio do correio eletrônico. Verificaremos que os aspectos estruturais e funcionais desse tipo de interação são semelhantes àqueles observados em interações face a face.
Nesta aula, concluímos a apresentação do Modelo Topológico de Ensino (MTE) e suas propriedades com o conceito de mediação, a partir de Vigotski. Veremos que a interação discursiva da sala de aula tem propriedades estruturais e funcionais próprias, por meio das quais podemos interpretar os propósitos de professor e alunos. Reconheceremos um outro padrão de interação que extrapola o aspecto avaliativo das tríades I-R-F, conferindo-lhe caráter elicitativo. Introduziremos uma modalidade bastante atual de comunicação, a partir de um episódio que envolve a comunicação entre professora e aluna por meio do correio eletrônico. Verificaremos que os aspectos estruturais e funcionais desse tipo de interação são semelhantes àqueles observados em interações face a face.
Na aula anterior, apresentamos alguns aspectos importantes da interação discursiva, formas de comunicação e como esses elementos constituem narrativas próprias da sala de aula que conferem caráter histórico aos eventos que ali se sucedem. Continuaremos a evidenciar propriedades do Modelo Topológico de Ensino (MTE), por meio do conceito de materialidade, discutindo seus fundamentos e aplicando-o na interpretação de um episódio de sala de aula.
Na aula anterior, apresentamos alguns aspectos importantes da interação discursiva, formas de comunicação e como esses elementos constituem narrativas próprias da sala de aula que conferem caráter histórico aos eventos que ali se sucedem. Continuaremos a evidenciar propriedades do Modelo Topológico de Ensino (MTE), por meio do conceito de materialidade, discutindo seus fundamentos e aplicando-o na interpretação de um episódio de sala de aula.
Na aula anterior, apresentamos alguns aspectos importantes da interação discursiva, formas de comunicação e como esses elementos constituem narrativas próprias da sala de aula que conferem caráter histórico aos eventos que ali se sucedem. Continuaremos a evidenciar propriedades do Modelo Topológico de Ensino (MTE), por meio do conceito de materialidade, discutindo seus fundamentos e aplicando-o na interpretação de um episódio de sala de aula.
Na aula anterior, apresentamos alguns aspectos importantes da interação discursiva, formas de comunicação e como esses elementos constituem narrativas próprias da sala de aula que conferem caráter histórico aos eventos que ali se sucedem. Continuaremos a evidenciar propriedades do Modelo Topológico de Ensino (MTE), por meio do conceito de materialidade, discutindo seus fundamentos e aplicando-o na interpretação de um episódio de sala de aula.
22 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação