Carregando
Página inicial »Exatas » Física » [PGF5103-8] Tópicos Avançados em Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental

[PGF5103-8] Tópicos Avançados em Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
96 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Medida da direcionalidade do recuo nuclear em câmaras de projeção temporal. Experimento loop do MEXI. Medida da força de atrito no experimento da invariância da aceleração. Ajuste dos parâmetros físicos a uma trajetória medida.
O modelo linear. Estimativa dos parâmetros pelo Método dos Mínimos Quadrados (MMQ). Exemplos de ajuste de parâmetros. Não tendenciosidade do estimador de MMQ. A variância do estimador. Exemplos de cálculo da matriz de variância dos parâmetros. Propriedade de mínima variância do MMQ.
Análises estatísticas em espectroscopia de hádrons exóticos; MCMC para estimara parâmetros cosmológicos a partir de dados de supernovas; Deconvolução de linha em espectros alfa; Análise de bursts no plasma do tokamak TCABR; Determinação de parâmetros de uma célula solar a partir da curva característica; ; Estudo do sinal de neutrinos do reator de Angra 2 com o experimento CONNIE; Excesso de ruído de fase em microcavidades de nitreto de silício
Definições de probabilidade. Teorema de Bayes formatado para inferência estatística: inclusão da hipótese como variável aleatória, e Interpretação bayesiana. Estimadores e estimativas – interpretação desses termos. Propriedades do bom estimador: consistência, não-tendenciosidade e eficiência.
Problemas e questões ligadas à primeira parte do curso: conceitos básicos, funções de probabilidade, propagação de incertezas, métodos dos mínimos quadrados e da Máxima Verossimilhança, o modelo normal, testes de hipótese, funções t de Student, de qui-quadrado, F de Fisher.
Quando as grandezas de interesse são funções dos parâmetros ajustados aos dados experimentais, é preciso determinar a matriz de covariância delas em função das covariâncias dos parâmetros ajustados. Nesta atividade, determinam-se as estimativas dos parâmetros de uma função a um conjunto de dados , e desses parâmetros se deduzem as grandezas de interesse e sua matriz de covariância, usando uma fórmula matricial, conveniente para cálculos com computadores.
Função geratriz de uma f.p. (variável discreta); somas de variáveis aleatórias. Função característica e a geratriz dos cumulantes; o teorema central do limite. Desigualdade de Chebyshev; a lei dos grandes números.
Funções que permitem iterar sobre listas: Cases, Map, Sort, SortBy, Position. Comandos procedimentais: Do, For. If com três alternativas para o resultado do teste: Verdade, Falso e Indeterminado,
Funções puras. Seleção de valores de uma lista. Uso de LinearModelFit e NonlinearModelFit; testes obrigatórios da qualidade do ajuste.
Conceitos primitivos: espaço amostral e evento. Relações entre eventos. Os axiomas da Teoria da Probabilidade. Probabilidade condicional e o Teorema de Bayes. Independência Estatística. Definição de variável aleatória. Funções de probabilidade: densidade condicional, marginal, distribuição de probabilidade. Valor esperado, momentos - uma variável, várias variáveis. A atividade é uma aplicação não-bayesiana do Teorema de Bayes.
96 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação