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[PMT3540-1] Materiais Metálicos e Radiação

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Nesta aula são dadas as instruções referentes à disciplina e posteriormente é feita uma apresentação que contextualiza a energia nuclear no nosso momento histórico
Primeira aula da disciplina, no inicio eu faço uma longa (cerca de 40 minutos) explanação sobre minha participação no projeto de criação do curso de engenharia nuclear com ênfase na disciplina em questão. Depois eu faço uma aula geral em que os fundamentos e os desafios da engenharia nuclear moderna sao revisados.
Nesta aula tratamos da primeira fase do dano por irradiação que consiste na colisão da partícula energética (por exemplo, um nêutron energético) e um átomo do material, produzindo o primeiro átomo deslocado (primary knock-out atom, PKA), introduzimos o conceito de seção de choque em suas diversas modalidades e discutimos também os modelos de potencias de interação importantes para a interação do PKA com os demais átomos. Na segunda parte introduzimos o conceito de poder de frenagem elástico e eletrônico e do alcance.
A aula foi prejudicada por uma falha do sistema da RNP, que caiu no meio de uma frase minha. Essa primeira parte discute fundamentalmente o processo primário de colisão entre uma partícula energética e átomos da rede, esta parte trata dos conceitos de seção de choque e revisa a relação fundamental entre eles. A discussão foi interrompida no momento em que eu iniciava a discussão dos potenciais de interação.
Nesta aula nos concentramos no efeito do deslocamento do PKA na rede cristalina, introduzimos a seção de choque de deslocamento, que leva a definição do número de deslocamentos. Introduzimos o modelo de Kinchin - Pease, e depois discutimos as evoluções posteriores. Na segunda parte da aula discutimos efeitos particulares do transporte dos átomos deslocados pelo reticulado, introduzindo os efeitos de localização e de focalização.
A segunda parte da aula, interrompida pelo problema da RNP, continua a discussão sobre os potenciais e a solução do problema da interação entre o PKA e os átomos da rede.
Nesta aula iniciamos a discussão dos efeitos que os defeitos criados, primeiramente lacunas e auto-intenrsticiais, nesta aula nos concentramos nos efeitos sobre a difusão inicial,mente, dai construímos o conceito de sorvedouros de defeitos e como consequência, o desenvolvimento de segregação induzida por irradiação.
Com essa aula terminamos o processo da formação da cascata de dano, considerando seu desenvolvimento temporal. Introduzimos o livre caminho médio entre deslocamentos para demonstrar que a maioria de deslocamentos ocorre na escala atômica entre vizinhos. Introduzimos o conceito de deslocamento por átomos (dpa, displacements per atoms) como medida do dano de radiação e o papel da simulação matemática em multiescala para compreender o que ocorre no desenvolvimento da cascata desde seus instantes iniciais até a termalização.
Nesta aula acompanhamos a terceira etapa do desenvolvimento do dano por irradiação, com a criação da cascata de dano. A aula também trata da definição do numero de deslocamentos por átomo (dpa) essencial para quantificação do dano de irradiação. Por fim a aula descreve algumas configuracoes importantes de defeitos puntiformes (lacunas e autointersticiais).
A terceira parte da aula, reiniciada após uma pausa, trata da dissipação de energia do PKA durante seu trajeto no reticulado. São introduzidos os conceitos de poder de frenagem elástico e poder de frenagem eletrônico e se discute sua importância em função da energia do projétil. Ao final se introduz o conceito de alcance.
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