Carregando
Página inicial »Humanas » Letras » [FLT0124-4] Introdução aos Estudos Literários II

[FLT0124-4] Introdução aos Estudos Literários II

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

A partir do conto "O mentiroso", de Henry James, examinaremos alguns problemas suscitados pela obra, entre o quais, a perspectiva da periferia, o realismo e o romance moderno, o problema do focalizador e a concepção do autor implícitos e suas consequências formais.
Continuação do exame de questões narrativas, agora envolvendo o discurso (direto, indireto e indireto livre) e a relação entre a focalização e diferentes narradores (externo e interno).
Tópico dos Estudos Narrativos referente à focalização: interna, externa e ligada à personagem; fixa, múltipla e variável, o focalizador e o objeto focalizado, a focalização dupla ou ambivalente, o elemento ideológico. Não confundir: narrador & focalizador!
Por meio da correlação entre duas linearidades -- a da ordenação sequencial da história ou enredo, e da cronologia da fábula --, examinamos diversos tipos de anacronia capazes de ocorrer em uma narrativa, bem como observamos como elas podem fornecer apoio para que interpretemos o conto "O escaravelho de ouro", de Edgar Allan Poe. Primeira parte.
Exame de alguns tópicos de Estudos Narrativos extraídos de Gérard Genette, Mieke Bal e Carlos Reis, em especial, relativos aos tipos de narrador, aos níveis narrativos e ao conceito de metalepse.
Continuação do vídeo anterior, acerca das ideias de Auerbach, em "A mansão de La Mole" (Mimesis), desta vez enfocando os trechos em que o autor examina Flaubert (Madame Bovary).
Comentário acerca do capítulo "Na mansão de La Mole", de Mimesis, de Auerbach, enfocando mais de perto os trechos que dizem respeito a Balzac (O pai Goriot) e Stendhal (O vermelho e o negro).
Análise e comentário sobre o conto "O escaravelho de ouro", de Edgar Allan Poe, para a qual empregamos algumas noções de narrativa (fábula, história, ficção policial); a distinção entre intensidade e tensão, em Julio Cortázar, e a abordagem de Marc Shell, no livro Money, Language and Thought: Literary and Philosophical Economies from Medieval to Modern Era (Baltimore: The John Hopkins University Press, 1993).
Explanação sobre tipos de narrador e sua relação com os níveis narrativos: homodiegético, autodiegético, heterodiegético.
Comentários acerca de alguns tópicos relativos ao ensaio de Walter Benjamin, "O narrador, considerações sobre a obra de Nikolai Leskov", de Walter Benjamin.
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação