Carregando
Página inicial »Biológicas » Engenharia Agronômica » [LCB0311-4] Fisiologia Vegetal

[LCB0311-4] Fisiologia Vegetal

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
36 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

A absorção e a elevação da água independem, por esta teoria, da pressão radicular, dependendo da tensão criada pela perda de água na forma de vapor para a atmosfera.
Por um modelo artificial demonstra-se que a água pode ser elevada por processos puramente físicos. Uma vela comum de filtro é usada como superfície evaporante, fazendo o papel das folhas, ao passo que uma pipeta substitui os vasos lenhosos.
Mergulhando-se fragmentos de tecido vegetal em soluções de diferentes potenciais, a solução se tornará mais ou menos diluída segundo o tecido tenha um potencial água maior ou menor que o dela, com o que sua densidade irá variar. Se uma das soluções for do mesmo potencial, haverá equilíbrio dinâmico nas trocas de água.
O murchamento celular, devido à saída de água da célula, quando inicia-se a separação do protoplasma da parede celular é chamado de plasmólise. Admite-se que uma solução capaz de promover plasmólise em 50% das células de um fragmento de tecido vegetal, é isotônica em relação à concentração da solução em que o tecido está imerso.
A quantidade de oxigênio liberada será maior quanto maior for a concentração de KHCO3. A temperatura influencia a atividade das enzimas fotossintéticas.
Na fase fotoquímica da fotossíntese ocorre a liberação de oxigênio que pode ser quantificado em plantas aquáticas com o uso da microbureta de Audus, obtendo-se assim uma boa indicação da intensidade da fotossíntese.
Efeito da Qualidade da Luz A quantidade de oxigênio liberada será na ordem crescente: luz verde, azul, vermelha e branca.
A reação de um cristal de ferrocianeto de potássio colocado em contato com solução de sulfato de cobre forma uma membrana semipermeável.
A difusão de uma substância através de uma membrana com propriedades semipermeáveis é exemplo de osmose. E a reação do amido com o iodo, produz um composto de cor azul escuro o qual, após certo tempo sofre precipitação.
A presença de solutos torna menor o potencial água de uma solução. Se a solução estiver em um cilindro de membrana com propriedades semipermeáveis e em contato com água, haverá osmose.
36 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação