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[5961090-3] Fundamentos Psicológicos da Educação II

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Em uma primeira abordagem da proposta do autor, é discutido o papel de relevo dado à questão da cultura e dos recursos semióticos na constituição e desenvolvimento do ser humano.
Conversa sobre percurso do semestre anterior, em meio à pandemia e retomada das aulas de maneira remota. Apresentada a proposta de como deverá se dar a disciplina no segundo semestre de 2020
A turma foi dividida em três grupos, de modo a debater o filme Babies, para tratar de elementos do educação/cuidado e desenvolvimento de crianças em diferentes contextos socioculturais
São apresentadas algumas das teorias da Psicologia e as implicações em termos de ensino-aprendizagem e relação professor-aluno.
Abordam-se ações e papeis de Wallon enquanto educador, tendo como base suas propostas teórico-metodológicas e filosóficas, que fizeram com que buscasse implantar uma Reforma do Ensino na França, nas décadas de 1940-1950. Particularmente, é apresentado o Plano Langevin-Wallon proposto enquanto ligados ao Ministério da Educação, em 1945. O Plano não foi implantado, os autores tendo sido retirados do cargo. Porém, traziam ideias as quais vinham e vêm repercutindo nas sociedades até os dias de hoje.
Apresentação das condições de produção do autor e os principais eixos de sua teoria, frente às implicações à Educação
Aborda trajetória de vida e construção de teoria de L. S. Vygotsky, tratando dos fundamentos epistemológicos de base do autor.
Nesta aula foram discutidas as principais proposições a respeito do desenvolvimento da linguagem e pensamento, na perspectiva Vygotskyana.
São discutidos aspectos teóricos da proposição de Vygotsky, de modo a evidenciar em sua proposta a intrínseca interrelação da pessoa-meio, a dialética dos processos de desenvolvimento, o lugar do "outro" no processo de constituição do "eu" e o fato de que a voz do outro é internalizada a partir de movimentos de transformação dos significados e a construção de sentidos, a depender das vivências e condições de produção em que se vive.
São apresentados novos elementos da teoria de Vygotsky, enfocando o papel da linguagem e do pensamento na obra do autor; ainda, de como ele compreendia a relação entre ambos e como ambos se estabelecem na relação com e mediado pelo outro e pelo meio.
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