Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3540-1] Materiais Metálicos e Radiação

[PMT3540-1] Materiais Metálicos e Radiação

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
34 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Na ultima aula da disciplina nos nos concentramos em efeitos da irradiacao que promovem a degradacao do material, em particular a corrosao sob tensao assitida por irradiacao (IASCC), tambem se discute brevemente o topico corrosao por metais liquidos, no contexto dos reatores rapidos resfrados a sodio.
Nesta aula tratamos da primeira fase do dano por irradiação que consiste na colisão da partícula energética (por exemplo, um nêutron energético) e um átomo do material, produzindo o primeiro átomo deslocado (primary knock-out atom, PKA), introduzimos o conceito de seção de choque em suas diversas modalidades e discutimos também os modelos de potencias de interação importantes para a interação do PKA com os demais átomos. Na segunda parte introduzimos o conceito de poder de frenagem elástico e eletrônico e do alcance.
Com essa aula terminamos o processo da formação da cascata de dano, considerando seu desenvolvimento temporal. Introduzimos o livre caminho médio entre deslocamentos para demonstrar que a maioria de deslocamentos ocorre na escala atômica entre vizinhos. Introduzimos o conceito de deslocamento por átomos (dpa, displacements per atoms) como medida do dano de radiação e o papel da simulação matemática em multiescala para compreender o que ocorre no desenvolvimento da cascata desde seus instantes iniciais até a termalização.
Nesta aula recebemos como convidados colegas que atuam na empresa Eletronuclear, na operação das usinas de Angra 1 e 2. Os colegas relatam em particular o processo de extensão de vida da usina de Angra 1, que já esta atingindo seu fim de vida previsto.
A primeira aula do modulo de dano de radiação trata dos processos iniciais de interação entre a radiação incidente e os átomos presentes no material. Em particular discutimos o processo de choque efetivamente e os processos de dissipação de energia que envolvem a distribuição da energia transferida pelo choque a todo o material.
A aula foi prejudicada por uma falha do sistema da RNP, que caiu no meio de uma frase minha. Essa primeira parte discute fundamentalmente o processo primário de colisão entre uma partícula energética e átomos da rede, esta parte trata dos conceitos de seção de choque e revisa a relação fundamental entre eles. A discussão foi interrompida no momento em que eu iniciava a discussão dos potenciais de interação.
A segunda parte da aula, interrompida pelo problema da RNP, continua a discussão sobre os potenciais e a solução do problema da interação entre o PKA e os átomos da rede.
A terceira parte da aula, reiniciada após uma pausa, trata da dissipação de energia do PKA durante seu trajeto no reticulado. São introduzidos os conceitos de poder de frenagem elástico e poder de frenagem eletrônico e se discute sua importância em função da energia do projétil. Ao final se introduz o conceito de alcance.
Nesta aula no concentramos em aspectos da fluência relacionados a estabilidade dimensional dos componentes, iniciando a discussão com o fenômeno do inchamento, observado em um intervalo de temperatura especifico.
A aula trata de aspectos relacionados a estabilidade dimensional de componentes em reatores, em particular o inchamento e a fluência associada a irradiação. O final da aula trata de aspectos associados a alguns materiais de uso recorrente em reatores com o Zircaloy e os aços ferriticos - martensiticos, como o aço T91.
34 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação