Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [PLC0702-1] Projeto de Ensino de Ciências I – Bases Teóricas

[PLC0702-1] Projeto de Ensino de Ciências I – Bases Teóricas

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nesta aula a professora Fernanda Franzolin fala sobre sua pesquisa sobre conhecimento escolar, que além do saber científico, envolve também o saber social.
Nesta última aula da disciplina, o professor Nelio Bizzo fala sobre grandes ideias no ensino da Ciência, conversando com a Professora Doutora Myriam Krasilchick, que explica seu projeto "Os cientistas".
Nesta aula, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, professor de Metodologia do Ensino de Ciências da Universidade Federal de Santa Maria, fala sobre formas de avaliação em salas de aula.
Nesta aula o professor Marcos Garcia Neira fala sobre a aprendizagem baseada em problemas, também chamada de PBL (Problem-based learning).
Nesta aula o professor Nelio Bizzo recebe a visita da Dra. Filipa Moraes (https://www.linkedin.com/pub/filipa-moraes/1/b44/129), que fala sobre como o professor deve lidar com as transformações constantes presentes no estudo da ciência, que é algo que está sempre em desenvolvimento.
A partir do estatuto do erro, visto na aula passada, o professor Nelio Bizzo continua com a ideia de identificar o motivo do erro do estudante para ajudá-lo a se corrigir e entender aquele assunto.
Nesta aula o professor Nelio Marco Vincenzo Bizzo discorre sobre o erro no ambiente escolar. Ele explica que o erro é tratado tradicionalmente como algo ruim, mas que deveria ser visto de outra forma, como algo inerente à própria aprendizagem do estudante.
Nesta aula a professora de ensino fundamental Eliana Midori Morita conta sobre algumas atividades práticas que faz com seus alunos em sala de aula.
Vimos na última aula como a relação professor-aluno pode ser muito particular no caso do professor de ciências, apresentando a noção de contrato didático. Nesta aula aprofundaremos esse estudo, aproximando essa noção no contexto do ciclo empírico completo, estudando as bases éticas e legais da experimentação com animais. Essa aproximação se dará em duas vias: de um lado, estudaremos a questão filosófica de base, que envolve a ética na utilização de animais na pesquisa e no ensino; e, de outro, as questões legais formais. Isso será feito tanto no âmbito da produção de conhecimento científico quanto na utilização de animais para o ensino baseado em investigação.
É comum que os professores percebam sua realidade a partir de uma perspectiva individual, ligada à sua própria trajetória de vida. No entanto, a profissão de professor está ligada, em cada realidade concreta, a um contexto social e histórico e a percepção individual não pode estar dissociada dessa realidade mais ampla. Para tentar entender alguns desses elementos mais gerais, vamos começar a estudar questões mais específicas sobre a realidade do professor no Brasil a partir de uma perspectiva histórica. Você já se perguntou a razão de o dia 15 de outubro ter sido escolhido como o Dia do Professor? E, convergindo para a especificidade da realidade do professor de ciências, vamos estudar alguns condicionantes da visão de ciência que é apresentada aos alunos.
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação