Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3540-1] Materiais Metálicos e Radiação

[PMT3540-1] Materiais Metálicos e Radiação

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
34 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Finalizamos o bloco sobre mudanças micrestruturais com o efeito da irradiação sobre o equilíbrio termodinâmico, incluindo a formação de fases metaestáveis, dissolução de fases existentes, ou ainda amorfização.
Nesta aula discutimos o efeito de aglomerados de lacunas e a origem das cavidades, tratamos também do papel de gases dissolvidos, primeiramente como mecanismo de nucleação heterogênea de cavidades e depois na forma de bolhas propriamente ditas. A aula 5 não foi gravada por um erro e os alunos foram instruídos a assistir uma versão anterior compartilhada.
Nesta aula iniciamos a discussão dos efeitos que os defeitos criados, primeiramente lacunas e auto-intenrsticiais, nesta aula nos concentramos nos efeitos sobre a difusão inicial,mente, dai construímos o conceito de sorvedouros de defeitos e como consequência, o desenvolvimento de segregação induzida por irradiação.
Com essa aula terminamos o processo da formação da cascata de dano, considerando seu desenvolvimento temporal. Introduzimos o livre caminho médio entre deslocamentos para demonstrar que a maioria de deslocamentos ocorre na escala atômica entre vizinhos. Introduzimos o conceito de deslocamento por átomos (dpa, displacements per atoms) como medida do dano de radiação e o papel da simulação matemática em multiescala para compreender o que ocorre no desenvolvimento da cascata desde seus instantes iniciais até a termalização.
Nesta aula nos concentramos no efeito do deslocamento do PKA na rede cristalina, introduzimos a seção de choque de deslocamento, que leva a definição do número de deslocamentos. Introduzimos o modelo de Kinchin - Pease, e depois discutimos as evoluções posteriores. Na segunda parte da aula discutimos efeitos particulares do transporte dos átomos deslocados pelo reticulado, introduzindo os efeitos de localização e de focalização.
Nesta aula tratamos da primeira fase do dano por irradiação que consiste na colisão da partícula energética (por exemplo, um nêutron energético) e um átomo do material, produzindo o primeiro átomo deslocado (primary knock-out atom, PKA), introduzimos o conceito de seção de choque em suas diversas modalidades e discutimos também os modelos de potencias de interação importantes para a interação do PKA com os demais átomos. Na segunda parte introduzimos o conceito de poder de frenagem elástico e eletrônico e do alcance.
Nesta aula são dadas as instruções referentes à disciplina e posteriormente é feita uma apresentação que contextualiza a energia nuclear no nosso momento histórico
Nesta aula recebemos mais uma vez o Engenheiro Bruno Vieira Lopes e o engenheiro Rennan de Souza da Silva, que atuam na Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto (vulgo Usinas de Angra 1 e Angra 2) que nos relatou sobre o processo de extensão de vida do reator de Angra 1, em curso com um foco em dano de irradiação. Eles também nos contaram um pouco sobre a retomada da construção do reator de Angra 3. Os alunos puderam tirar suas duvidas referentes ao trabalho de um Engenheiro na área.
Na ultima aula da disciplina nos nos concentramos em efeitos da irradiacao que promovem a degradacao do material, em particular a corrosao sob tensao assitida por irradiacao (IASCC), tambem se discute brevemente o topico corrosao por metais liquidos, no contexto dos reatores rapidos resfrados a sodio.
Nesta aula recebemos como convidados colegas que atuam na empresa Eletronuclear, na operação das usinas de Angra 1 e 2. Os colegas relatam em particular o processo de extensão de vida da usina de Angra 1, que já esta atingindo seu fim de vida previsto.
34 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação