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[QBQ0222-1] Biologia Molecular

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Vídeos

São apresentadas metodologias para modificação de genomas através de mecanismos de recombinação homóloga e CRISPR-Cas9.
A aula apresenta metodologias e aplicações da tecnologia do DNA recombinante, com detalhe para obtenção de proteínas recombinantes.
São apresentados os princípios do sequenciamento de DNA pelo método de Sanger clássico e automatizado. As principais metodologias de sequenciamento de alto desempenho (Next Generation Sequencing, NGS ou High-Throughput Sequencing, HTS) são explicadas. Alguns exemplos de aplicações do sequenciamento de DNA são discutidas como o sequenciamento de genomas, sequenciamento de exomas e sequenciamento do genoma do virus Sars-Cov-2.
Plasmídeos, fagos, transposons e como são mobilizados. Há ainda transferência genética horizontal em organismos complexos, como os humanos?
Plásmódeos, fagos, transposons e como eles são transferidos. Transferência genética horizontal também ocorre em organismos complexos?
Esta aula apresenta brevemente os tipos de recombinação e transposição, sem detalhes das enzimas envolvidas.
Este é o segundo vídeo da aula de tradução. Neste vídeo o ciclo ribossomal é descrito. São discutidos como o ribossomo seleciona o códon de início da tradução em bactérias e eucariotos, as etapas de iniciação, elongação e terminação da tradução bacteriana e fatores envolvidos, terminando com a análise do custo energético da síntese proteica.
Este é o primeiro vídeo da aula de tradução. Além da introdução aos objetivos gerais da aula, neste vídeo é discutido o mecanismo de aminoacilação de tRNAs que acontece fora do ribossomo, como as aminoacil tRNA sintetases atingem alta fidelidade e a importância desta etapa para a manutenção da fidelidade do código genético durante a tradução.
Nesta aula são discutidas as propriedades do código genético, como o mesmo foi decifrado e como o pareamento oscilante permite que o mesmo tRNA reconheça codons sinônimos. A aula também aborda como o código é lido e introduz o conceito de fase de leitura e fase de leitura aberta, finalizando com o efeito de mutações sobre o significado do código.
Este é o terceiro vídeo da aula de regulação da expressão gênica em eucariotos. Neste vídeo são discutidos o controle mediado por ativadores e repressores sobre a estrutura da cromatina eucariótica, o silenciamento gênico mediado pela formação de heterocromatina e metilação de DNA e a hipótese do código de histonas.
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