Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [PLC0606-1] Psicologia e Educação

[PLC0606-1] Psicologia e Educação

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
4 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Este curso destina-se a formação de profissionais que queiram se habilitar ao exercício do Magistério do Ensino Fundamental ou para professores em exercício que atuam na Educação Básica. Os textos e atividades que serão apresentados têm o propósito de atualizar e ampliar o universo de conhecimentos e o repertório cultural dos futuros docentes acerca das contribuições do campo da Psicologia à Educação. Eles foram elaborados com o objetivo de oferecer um material que possibilite a reflexão sobre os temas da diversidade e diferenças, tão presentes na nossa sociedade contemporânea, assim como os desafios envolvidos na tarefa educativa das novas gerações.
Nesta primeira aula, vamos conhecer um pouco sobre os temas que trabalharemos ao longo das aulas de nossa disciplina. Nosso material de estudos e de atividades deve possibilitar a reflexão sobre os temas atuais e os desafios envolvidos na prática educativa das novas gerações. Para iniciarmos nossos estudos, nesta aula vamos abordar os temas: a necessidade de educar para a diversidade; o legado para as próximas gerações; e as novas demandas colocadas para a educação contemporânea. O objetivo desta aula é que você: Conheça a necessidade de se educar para a diversidade; Compreenda os quatro pilares norteadores para a educação das novas gerações; Reflita sobre o futuro das novas gerações.
Nesta aula, vamos abordar o tema “desigualdade e inclusão”, o combate e a luta contra as desigualdades, sem apagar as diferenças. Embora intensificado nos dias atuais, o problema relacionado à dificuldade de lidar com a diversidade não está restrito à experiência brasileira, tampouco é novo na cultura escolar. No contexto norte-americano e europeu, o sistema educacional tradicional (excludente e hierarquizado) também tem sido alvo de severas críticas, já que não tem conseguido responder adequadamente às exigências do mundo contemporâneo. Mais recentemente, as discussões desencadeadas pela análise crítica da escola e de sua função, numa sociedade estratificada, estimularam o surgimento de um novo tipo de relação entre a Psicologia e a área educacional. O objetivo desta aula é que você: Conheça os desafios da inclusão no contexto escolar; Compreenda o combate a visões estigmatizantes a respeito dos alunos; Reflita sobre as políticas públicas quanto à desigualdade e diferença.
Nesta aula, nosso objetivo é possibilitar o conhecimento de aspectos centrais da perspectiva vygotskiana. Como, dentro dos limites desta disciplina, não é possível abordar todos os aspectos de sua obra, vamos fazer uma síntese das principais ideias fundadas nos seus postulados e desenvolvidas em seus escritos (que, muitas vezes, foram aprofundadas por seus colaboradores), particularmente aquelas que propiciam reflexões no campo da educação.
4 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação