Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [5961085-3] Fundamentos Psicológicos da Educação I

[5961085-3] Fundamentos Psicológicos da Educação I

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
8 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Apresenta-se um conjunto de teorias sobre desenvolvimento humano, que foram elaboradas ao longo da história. Discute-se suas implicações nas práticas da área, já começando a pontuar elementos que se desdobram delas nos processos de ensino-aprendizagem e do papel da escola e professor.
Apresentação das condições de produção do autor e os principais eixos de sua teoria, frente às implicações à Educação
Retoma-se linhas gerais da proposição e discute-se a relação da inteligência coma linguagem e o pensamento nas fases sensório-motora e pré-operatória.
É feito um aprofundamento das teorias de Piaget e as implicações dela na prática da educação.
São apresentadas as condições de produção da teoria de Wallon e inicia-se a abordagem de alguns pontos, como do papel da emoção sobre a sobrevivência e desenvolvimento da criança na relação com o outro
É apresentada uma das contribuições finais de Wallon, em que ele destaca o meio e os outros no desenvolvimento e constituição da criança, destacando o papel dos grupos nesse processo.
São retomadas questões básicas das proposições de Wallon, as quais se desdobraram em envolvimento em gestão do campo educacional (Escola Nova e Ministério da Educação) e levaram à composição do Plano Educacional Langevin-Wallon
Dois grupos de alunos apresentam os seminários sobre Wallon e a educação, buscando considerar elementos da prática pedagógica
8 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942