Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [PLC0703-1] Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino

[PLC0703-1] Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
22 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Neste vídeo o professor Marcelo Giordan apresenta o curso PLC 0703 - Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino.
O professor Marcelo Giordan apresenta o Modelo Topológico de Ensino, que será um conteúdo abordado durante todo o semestre.
Iniciamos nesta aula um percurso em direção à produção de uma sequência didática (SD) para ser aplicada em aulas de Ciências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. O planejamento da SD tem como referencial teórico e metodológico o Modelo Topológico de Ensino (MTE), que é derivado da Teoria da Ação Mediada (TAM), de base sociocultural. Inicialmente, apresentaremos as origens da TAM, alguns conceitos centrais, como mediação, atividade e tema, e simultaneamente discutiremos a organização do ensino em suas diversas fases. Esta é a primeira de uma sequência de cinco aulas, nas quais serão apresentadas as bases do MTE.
Iniciamos nesta aula um percurso em direção à produção de uma sequência didática (SD) para ser aplicada em aulas de Ciências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. O planejamento da SD tem como referencial teórico e metodológico o Modelo Topológico de Ensino (MTE), que é derivado da Teoria da Ação Mediada (TAM), de base sociocultural. Inicialmente, apresentaremos as origens da TAM, alguns conceitos centrais, como mediação, atividade e tema, e simultaneamente discutiremos a organização do ensino em suas diversas fases. Esta é a primeira de uma sequência de cinco aulas, nas quais serão apresentadas as bases do MTE.
Iniciamos nesta aula um percurso em direção à produção de uma sequência didática (SD) para ser aplicada em aulas de Ciências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. O planejamento da SD tem como referencial teórico e metodológico o Modelo Topológico de Ensino (MTE), que é derivado da Teoria da Ação Mediada (TAM), de base sociocultural. Inicialmente, apresentaremos as origens da TAM, alguns conceitos centrais, como mediação, atividade e tema, e simultaneamente discutiremos a organização do ensino em suas diversas fases. Esta é a primeira de uma sequência de cinco aulas, nas quais serão apresentadas as bases do MTE.
Iniciamos nesta aula um percurso em direção à produção de uma sequência didática (SD) para ser aplicada em aulas de Ciências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. O planejamento da SD tem como referencial teórico e metodológico o Modelo Topológico de Ensino (MTE), que é derivado da Teoria da Ação Mediada (TAM), de base sociocultural. Inicialmente, apresentaremos as origens da TAM, alguns conceitos centrais, como mediação, atividade e tema, e simultaneamente discutiremos a organização do ensino em suas diversas fases. Esta é a primeira de uma sequência de cinco aulas, nas quais serão apresentadas as bases do MTE.
Nesta aula, reconheceremos a contextualização como uma propriedade do Modelo Topológico de Ensino (MTE). A proposta é aprofundar conceitualmente o modelo, recolhendo da própria sala de aula elementos que nos permitam reconhecer nas ações de professor e alunos os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o planejamento de ensino. Veremos um exemplo de contextualização em uma sequência de ensino produzida por uma professora de Ciências experiente, e como a problematização pode assumir o papel de criação de contextos significativos.
Nesta aula, reconheceremos a contextualização como uma propriedade do Modelo Topológico de Ensino (MTE). A proposta é aprofundar conceitualmente o modelo, recolhendo da própria sala de aula elementos que nos permitam reconhecer nas ações de professor e alunos os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o planejamento de ensino. Veremos um exemplo de contextualização em uma sequência de ensino produzida por uma professora de Ciências experiente, e como a problematização pode assumir o papel de criação de contextos significativos.
Nesta aula, reconheceremos a contextualização como uma propriedade do Modelo Topológico de Ensino (MTE). A proposta é aprofundar conceitualmente o modelo, recolhendo da própria sala de aula elementos que nos permitam reconhecer nas ações de professor e alunos os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o planejamento de ensino. Veremos um exemplo de contextualização em uma sequência de ensino produzida por uma professora de Ciências experiente, e como a problematização pode assumir o papel de criação de contextos significativos.
Nesta aula, reconheceremos a contextualização como uma propriedade do Modelo Topológico de Ensino (MTE). A proposta é aprofundar conceitualmente o modelo, recolhendo da própria sala de aula elementos que nos permitam reconhecer nas ações de professor e alunos os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o planejamento de ensino. Veremos um exemplo de contextualização em uma sequência de ensino produzida por uma professora de Ciências experiente, e como a problematização pode assumir o papel de criação de contextos significativos.
22 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação