Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3150-3] Introdução à Engenharia Metalúrgica

[PMT3150-3] Introdução à Engenharia Metalúrgica

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
11 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

A aula inaugural das duas disciplinas foi ministrada pelo Zoom, em função de problemas com a matricula de alguns alunos, que nao conseguiam acessar o sistema moodle. As duas aulas estao contidas nesse arquivo.
Nessa aula recebemos o Dr. Bruno Geoffroy Scuracchio, egresso do curso de Engenharia de Materiais da Escola Politécnica que nos contou um pouco de sua experiência como aluno da Poli e na sua carreira profissional, em que atualmente atua como diretor técnico de uma empresa produtora de molas automotivas nos EUA (Texas).
Nessa aula discutimos o que caracteriza um projeto, tanto no contexto da engenharia, quanto no nosso dia-a-dia. Descrevemos projeto como um empreendimento único e delimitado no tempo,
Nessa aula iniciamos a discussão sobre a história da metalurgia, que se confunde com a própria história da humanidade. A aula prossegue ate o estudo de caso do desenvolvimento do duralumínio per Wilm em 1901 e será terminada na aula 5.
Nessa aula continuamos o desenvolvimento iniciado na aula anterior, tratando de mais dois exemplos de casos em que o desenho de ligas foi fundamental no desenvolvimento da tecnologia, o desenvolvimento dos aços rápidos e o desenvolvimento de materiais resistentes ao calor.
Nessa aula fazemos uma descrição abreviada dos principais processos envolvidos na produção de aços desde a matéria prima ate o produto laminado final.
Nessa aula discutimos a necessidade de uma indústria de transformação e começamos discutindo alguns processos de conformação típicos da metalurgia.
Nesta aula retornamos ao tema transformações, que são aplicadas a materiais depois de sua fabricação. No presenta caso nos concentramos em discutir como propriedades dos materiais podem ser manipuladas dependendo da demanda e usamos o exemplo da resistência mecânica e de tratamentos térmicos de recozimento e de têmpera e revenido (em aços) para discutir seu uso na indústria.
Nesta aula discutimos as diferentes abordagens da tecnologia para a fabricação de componentes a parti dos materiais. Uma grande ênfase é dada nos métodos de manufatura aditiva, que tem adquirido uma grande relevância nos últimos anos.
Nesta aula apresentamos alguns dos fenômenos que levam um material ao seu fim de vida, requerendo a substituição do componente, sao apresentados alguns aspectos gerais da corrosão, da fratura e da estabilidade dimensional.
    1 2
11 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942