Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3505-2] Tópicos Selecionados em Metalurgia Mecânica

[PMT3505-2] Tópicos Selecionados em Metalurgia Mecânica

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nesta aula usamos o capítulo 2 do livro-texto, redigido pelo Prof Hugo Sandim da EEL, para tratar dos aspectos microestruturais da heterogeneidade de deformação, em particular descrevemos a formação de bandas de deformação e de transição e as bandas de cisalhamento.
Nesta aula iniciamos o estudo das heterogeneidades de deformação usando o capítulo 1 do livro texto, escrito pelo Prof. Paulo Cetlin do curso de engenharia metalúrgica da UFMG. O Prof Cetlin descreve os diversos motivos pelos quais a deformação não de distribui igualmente por todo o corpo deformado, tratando em particular do efeito do atrito e do próprio carregamento. O capítulo permite tratar também aspectos interessantes sobre a conformação mecânica de materiais metálicos. No final da aula iniciamos a discussão do tema do projeto experimental do semestre.
Aula introdutória em que se apresenta a metodologia de ensino e os critérios de avaliação.
Nesta aula discutimos a relação da estrutura de discordâncias desenvolvida em cargas cíclicas, usando primeiramente resultados clássicos sobre Fadiga de Baixo Ciclo em monocristais de cobre orientados para monodeslizamento, passando pelo desenvolvimento de intrusões e extrusões e terminando em resultados detalhados de H. L. Huang que apontam para uma relação destas microestruturas com a propagação de trincas.
Nesta aula nos usamos o capítulo escrito por Antenor Ferreira Filho para o livro "Textura e relações de orientação" para discutir o papel da textura cristalográfica na definição da estampabilidade de aços de baixo carbono, incluindo os interstitial free.
Nesta aula usamos o capítulo escrito pelo Prof. Fernando Landgraf no livro "Textura e relações de orientação" para discutir a importância da textura no desenvolvimento de propriedades megnéticas ideias para aços usados em núcleos de motores elétricos. Os diferentes aspectos, desde a perda de energia produzida no processo de magnetização e desmagnetização, desde os aspectos relacionados ao processamento mecânico, são discutidos com enfoque na textura cristalográfica da chapa.
Nesta aula usamos o capítulo 3 do livro para induzir uma discussão sobre texturas cristalográficas e as ferramentas usadas para caracteriza-las. Na primeira parte nos concentramos em definir o que e textura e como ela é caracterizada e representada. Na sequência partimos para discutir texturas de deformação desenvolvidas em metais com estruturas CFC e CCC e brevemente em titânio, como um representante de metais com estruturas HC.
Nessa aula nós nos concentramos em um processo de conformação especial, denominado "equal channelangular pressing" (ECAP).. Trata-se de um processo de deformação plástica severa em que otarugo é passado por uma matriz que apresenta mesma seção de entrada e de saida, mas que possui uma brusca variação angular em seu meio. Usamos para tanto primariamente o artigo de revisão de Valiev e Langdon, publicado em 2006, mas estendemos para resultados mais recentes e para outros processos de conformação.
Nessa aula usamos o capítulo escrito pelo Dr. Marcelo Gonçalves do IPT para refletir sobre o processamento termomecâncio de alumínio e ligas. Em comparação com com o caso dos aços, tratados na aula anterior, agora as partículas assumem uma importância grande. Semelhanças e diferenças nos processos e no controle do processo são discutidas.
Nessa aula usamos o capítulo escrito por Fúlvio Siciliano Jr para discutir a deformação plástica a quente e seu impacto na laminação controlada de aços.
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação