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[PLC0704-1] Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: a Sala de Aula

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A professora Lúcia Helena Sasseron introduz o curso Fundamentos Teórico Metodológicos, que visa analisar a Ciência sob a perspectiva da educação e a educação sob a perspectiva da Ciência, e tem como foco principal a sala de aula.
No decorrer de nossas aulas, discutiremos as ciências sob a perspectiva do ensino, partindo de elementos que nos permitam refletir sobre o que são as ciências, a importância de seu ensino para a sociedade atual, passando por ponderações sobre o que deve ser ensinado nas aulas de ciências e colocando em evidência o processo de ensino e de aprendizagem e as formas de avaliá-lo.
objetivo desta aula é colocar em discussão a escola e a cultura. Para tanto, o debate circulará em torno da escola como espaço de cultura e da construção de uma cultura escolar científica. De modo mais específico, pretendemos: 1) discutir o que é cultura, o que é cultura escolar e o que é cultura científica; 2) refletir sobre aspectos culturais que envolvem a escola e o ensino de ciências; e 3) refletir sobre “cultura escolar científica”.
Os objetivos específicos desta aula são: 1) refletir sobre a importância do ensino de ciências para o cidadão e a comunidade; 2) ponderar sobre o que deve ser ensinado em aulas de ciências; e 3) refletir sobre a possibilidade de gerar liberdade intelectual por meio de aulas de ciências.
Neste bloco, colocamos em debate a finalidade do ensino de ciências. Para tanto, nossos estudos voltam-se a uma perspectiva histórica e a legislações que regem a educação. Discussões ocorridas nas disciplinas “Educação em Ciências”, “Ensino de ciências II”, “Didática”, “Política e Organização da Educação Brasileira” podem ajudá-lo (a) no aprofundamento dos temas deste bloco.
O foco central desta aula são as finalidades e os objetivos do ensino de ciências; assim, vão ser construídas relações com elementos discutidos na aula anterior “Ensino de ciências: passado, presente e futuro”. Esta aula também se relaciona com discussões realizadas na disciplina “Educação em Ciências”.
Nesta aula, nossas atenções voltam-se para aspectos ligados à construção de conhecimento em sala de aula. Além de haver relações entre os temas abordados nesta aula com ideias colocadas em cena nas disciplinas “Educação em Ciências” e “Ensino de ciências II”, esta aula faz menção direta às aulas 2 “Escola e cultura”, 6 “Eixos estruturantes e indicadores da Alfabetização Científica” e 7 “Ensinar, aprender, conceitos, perfis e a sala de aula de ciências” desta disciplina.
A aula desta semana finaliza o bloco 3 “O que se ensina em aulas de ciências?” e inicia a discussão sobre a pergunta “A escola ensina apenas conhecimento científico?” Temas tratados nesta aula relacionam-se com questões já colocadas em voga nesta disciplina, sobretudo nas aulas 2 “Escola e Cultura” e 3 “A ciência dentro e fora da sala de aula”, e aspectos abordados nas disciplinas “Didática”, “Psicologia da Educação” e “Ensino de Ciências II”.
A aula desta semana tem o objetivo de apresentar uma abordagem de ensino, o ensino por investigação. Anna Maria Pessoa de Carvalho e Ana Paula Solino explicam que essa abordagem tira os alunos da passividade de aulas clássicas de sala de aula e os coloca em busca de solucionar problemas, com a ajuda e o encaminhamento dos professores. O objetivo é alfabetizar os alunos cientificamente, para que eles tenham uma experiência de trabalhar por si próprios, inclusive errando, já que o erro é visto como parte essencial para o aprendizado, pois estimula os alunos a pensar e buscar responder suas dúvidas, dando liberdade intelectual para construírem as coisas.
Nesta aula, Ana Paula Solino Bastos e o professor Nelson Barrelo Junior falam sobre a importância das interações que podem ocorrer na sala de aula, tanto interações entre os alunos, que podem ter mediação do professor, quanto interações do professor com os alunos ou dos alunos com o material didático. Essas interações fortalecem as relações do aluno com os outros e com o mundo, assim como desenvolvem habilidades como: respeito a opiniões diferentes, colaboração, parceria e cooperação. Para isso, o professor precisa estar aberto e atento aos imprevistos que podem ocorrer em sala de aula e ter um objetivo com eles, para poder guiar os alunos, já que o professor é visto como um articulador do conhecimento e os alunos, como seus parceiros. A ideia por trás disso é a necessidade de dar liberdade para os alunos, para eles mostrarem suas opiniões e se sentirem parte desse processo dinâmico de construção e apropriação de significados.
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