Carregando
Página inicial »Humanas » Economia » [ACH2047-1] Economia para Computação

[ACH2047-1] Economia para Computação

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
30 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nese vídeo falo sobre os efeitos de choques reais (choques na demanda agregada). Mostro que eles são passageiros (eles não aumentam a oferta agregada no longo prazo). Explico o processo de desinflação - como o banco central pode diminuir a meta da taxa de inflação para abaixar a taxa inflação observada no país permanentemente.
Nesse vídeo explico efeitos de médio e de longo prazo de choques adversos na Oferta Agregada. Mostro as consequências das duas respostas possíveis do banco central - para diminuir os efeitos de um choque adverso na oferta (inflação elevada e renda abaixo do potencial) ele pode responder estimulando a economia e aumentando a taxa inflação permanentemente ou esperar e correr o risco de uma recessão prolongada enquanto os agentes econômicos fazem reajustes nas suas expectativas sobre a inflação (se não forem expectativas racionais).
Nesse vídeo falo sobre a equação de Fisher que mostra a relação entre a taxa de juros real (definida pela produtividade do capital físico), a taxa de inflação esperada e a taxa de juros nominal. Introduzo a curva de demanda agregada de longo e de médio prazo usando a curva TR (e a regra de Taylor completa, que considera não só o hiato do produto mas também os desvios da inflação observada da esperada).
Nesse vídeo uso o modelo da batalha dos markups para mostrar a relação entre o hiato do produto e a taxa inflação (a curva OA) e entre o hiato de desemprego e a taxa de inflação (curva de Phillips aumentada com expectativas) a médio prazo. Explixo choques exógenos na oferta.
Nesse vídeo falo sobre o modelo da batalha dos markups que traz uma explicação do fato da taxa de inflação ser procíclica. Esse modelo mostra como as empresas fixam preços acima do custo unitário do trabalho e os empregados negociam salários acima do nível de preços esperado. Esse modelo serve para derivar a curva de Oferta Agregada e a Curva de Phillips
Nesse vídeo explico o conceito das expectativas racionais e como ela afeta o formato das curvas OA e de Phillips no longo prazo (ambas se tornam retas verticais).
Nesse vídeo começo a falar sobre as relações entre inflação e renda agregada de um país. Explico o conceito de neutralidade monetária usando a equação de Cambridge.
Nesse vídeo apresento o modelo IS-TR-IFM para uma economia aberta de pequeno porte com câmbio flutuante. Falo sobre as consequências de choques monetários, choques na demanda e choques no mercado internacional de capital e mostro que a política monetária é mais eficaz em estimular a economia durante uma crise do que a política fiscal.
Nesse vídeo defino uma economia aberta (onde comércio internacional e fluxos internacionais de capital são permitidos) de pequeno porte (que não consegue afetar o equilíbrio no mercado de capital internacional).
Nesse vídeo explico como a taxa de juros é determinada no mercado de fundos para empréstimo e como fluxos internacionais de capital resultam em taxas de juros iguais. Falo sobre o papel da taxa de câmbio de garantir o saldo nulo da soma da conta-corrente e conta financeira. Mostro como se forma a taxa de câmbio nominal e como calcular a taxa real que é mais relevante para exportações líquidas.
30 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação