Carregando
Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
222 resultados encontrados
Bom dia, boa tarde e boa noite meus queridos ouvintes, aqui quem fala é a Giovanna Oliveira. Começa agora o programa Alfabetização em Saúde Bucal - segunda temporada. Hoje vamos falar sobre o uso de anestesia local na gestante durante o atendimento odontológico. Um dos temas que causam receio entre os dentistas durante o atendimento odontológico a gestantes. Será que as gravidinhas podem tomar anestesia local normalmente? Essa é uma escolha importante, pois o sal anestésico escolhido irá proporcionar a melhor anestesia a gestante, o que contribuirá para que ela não sinta dor e fique mais tranquila durante o atendimento. Também deve-se levar em consideração o tamanho da molécula do sal, que pode atravessar mas facilmente ou não a barreira placentária, embora os anestésicos locais atravessem a barreira placentária, seu uso é considerado seguro e não teratogênico. A lidocaína é o anestésico mais seguro para uso em gestantes, seguido pela prilocaína. No entanto, o uso de prilocaína em doses altas deve ser evitado. A mepivacaína e a bupivacaína devem ser usadas com cautela durante a gestação, e a articaína ainda necessita de evidências clínicas para sua indicação com segurança. Os vasoconstritores usados na odontologia, nas concentrações disponíveis comercialmente, e sendo eles a adrenalina e noradrenalina, são seguros e não causam contrações uterinas e nem estão associados a malformações fetais. Para saber mais, acesse nosso canal no YouTube - Alfabetização em Saúde Bucal - e siga nosso Instagram - Professor Molaris. Ah, e fiquem ligadinhos que nos próximos dias teremos mais episódios. Compartilhe com seus amigos. Abraços e até logo!
A aluna Laisa Alves traz a temática de Alimentos cariogênicos no PodCast "Alfabetização em Saúde Bucal".
A aluna Laisa Alves traz a temática de Alterações bucais durante a gestação no PodCast "Alfabetização em Saúde Bucal".
Bom dia, boa tarde e boa noite meus queridos ouvintes, aqui quem fala é a Giovanna Oliveira. Começa agora o programa Alfabetização em Saúde Bucal - segunda temporada. No episódio de hoje vamos falar sobre a correlação entre a amamentação e a saúde bucal. Que a amamentação traz inúmeros benefícios tanto para a mãe como para o bebê a gente já sabe né? Caso ainda não, é só voltar alguns episódios do nosso podcast para ficar por dentro do assunto. Mas hoje vamos falar sobre os benefícios que a amamentação traz para a saúde bucal do bebê. A amamentação protege contra maloclusão, visto que o crescimento das estruturas craniofaciais envolve estímulos como o de respirar, mastigar, sugar e deglutir, assim a amamentação atua como fator protetor contra maloclusões por promover intensa atividade muscular e esquelética, favorecendo o fechamento adequado dos lábios e o posicionamento correto mandibular e da língua e também da respiração nasal. A amamentação também protege contra fluorose dentária, porque devido a amamentação, não se tem o uso de fórmulas infantis, de água ou suco, e assim não há a exposição precoce à água fluoretada. E também há a proteção contra cárie dentária, devido à ingestão do leite materno com exclusividade até os seis meses, sem ingerir outras substâncias. Para saber mais, acesse nosso canal no YouTube - Alfabetização em Saúde Bucal - e siga nosso Instagram - Professor Molaris. Ah, e fiquem ligadinhos que nos próximos dias teremos mais episódios. Compartilhe com seus amigos. Abraços e até logo!
A aluna Laisa Alves traz a temática da Malformação do esmalte dentária denominada Amelogênese Imperfeita no PodCast "Alfabetização em Saúde Bucal".
Bom dia, boa tarde e boa noite meus queridos ouvintes, aqui quem fala é a Giovanna Oliveira. Começa agora o programa Alfabetização em Saúde Bucal - segunda temporada. Hoje vamos falar sobre o atendimento odontológico a gestantes. Para começar, é importante que o cirurgião dentista conheça as condições sistêmicas, e os cuidados a serem tomados no atendimento para instituir um plano de tratamento adequado. Algumas complicações podem surgir durante o atendimento odontológico, destacando-se a hipoglicemia, o reflexo de náusea e vômito e a síndrome de hipotensão postural, sendo necessários alguns cuidados especiais durante o atendimento desses pacientes. Para minimizar as intercorrências o dentista deve sempre fazer uma boa anamnese com a paciente previamente ao atendimento, e também é recomendado ter contato com o obstetra da gestante. As sessões clínicas devem ser preferencialmente curtas, principalmente para aquelas gestantes que possam ter medo de dentistas, assim evita-se situações de estresse e ansiedade. Algumas outras particularidades do atendimento que o dentista deve estar atento é que ao evitar consultas pela manhã, evita-se náuseas e vômitos na gestante. E também algumas gestantes tem o risco de terem hipotensão postural por compressão da veia cava, e para prevenir, recomenda-se colocar uma almofada para elevar a parte direita do quadril ou a gestante ficar voltada para o lado esquerdo para impedir a compressão da veia cava. O dentista deve conscientizar a paciente a respeito da higiene bucal, orientando-a sobre as alterações fisiológicas durante a gestação e enfatizando a necessidade de controle do biofilme. Recomenda-se que as gestantes mantenham alimentação balanceada, escovam os dentes com dentifrícios fluoretados pelo menos duas vezes ao dia, façam uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia e agendem consultas periódicas para profilaxia profissional. Para saber mais, acesse nosso canal no YouTube - Alfabetização em Saúde Bucal - e siga nosso Instagram - Professor Molaris. Ah, e fiquem ligadinhos que nos próximos dias teremos mais episódios. Compartilhe com seus amigos. Abraços e até logo!
222 resultados encontrados

 

Superintendência de Tecnologia da Informação