Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (20)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (964 X 720 px) | MP4 (482 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.

Sobre a aula

Resolução de problemas hiperestáticos tridimensionais usando o Método dos Esforços

Disciplina

PEF3301-1 Resistência dos Materiais e Estática das Construções II

EMENTA

1 FLEXÃO OBLÍQUA E FLEXÃO COMPOSTA
Hipóteses; tensão normal; tração e compressão excêntricas; a ideia da protensão; material não resistente à tração.
2 TORÇÃO UNIFORME DE BARRAS
Seção circular; seções delgadas unicelulares; resultados da Teoria da Elasticidade para seções não circulares e seções delgadas abertas; problemas hiperestáticos simples com torção e flexão.
3 ESTUDO DAS TENSÕES
3.1 Estado Plano de Tensão
Vetor tensão; tensões principais e planos principais; círculo de Mohr; casos particulares.
3.2 Noções sobre Estado Triplo de Tensão
Tensões em um plano qualquer; tensor das tensões de Cauchy; tensões principais e direções principais; círculos de Mohr.
4 ENERGIA DE DEFORMAÇÃO
Relação entre , e ; lei de Hooke generalizada; energia de deformação; energia de distorção.
5 CRITÉRIOS DE RESISTÊNCIA
Critérios de Rankine, Tresca, von Mises, Mohr-Coulomb.
6 FLEXÃO COMPOSTA DE BARRAS ESBELTAS
Equilíbrio na configuração deformada; teoria de primeira ordem vs. teoria de segunda ordem; equação diferencial linearizada da linha elástica.
7 ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO DE BARRAS
Modelo com barra rígida e mola rotacional; flambagem de barras prismáticas; cargas de flambagem; sensibilidade a imperfeições; dimensionamento à flambagem.
8 ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS
Análise matricial de pórticos planos: matrizes da barra; matrizes da estrutura. Simplificação para treliças planas. Extensão para grelhas. Apresentação de um programa.

Objetivo

Conhecimentos a serem assimilados
Dominar: conceitos básicos da Resistência dos Materiais; teoria da flexão de barras; teoria da torção de barras; estado duplo e estado triplo de tensão; critérios de resistência e seu emprego; conceitos de flexão composta de barras esbeltas e estabilidade do equilíbrio de barras; análise matricial de estruturas.
Habilidades a serem desenvolvidas
Adquirir destreza na resolução e verificação de problemas. Consolidar as magnitudes dos parâmetros mais importantes dos problemas estruturais. Empregar fluentemente a nomenclatura e notação da área de Mecânica das Estruturas. Valorizar a diversidade dos problemas estruturais da Engenharia Civil por intermédio de exemplos.
Perceber a importância da computação e do cálculo numérico na engenharia. Perceber a necessidade de utilizar recursos computacionais para a análise de tensões em estruturas reais. Entender como se calculam deslocamentos e esforços solicitantes em estruturas reticuladas usando o computador. Reconhecer a ligação entre o que se vê nas aulas e as estruturas reais.
Ser capaz de: aplicar conhecimentos adquiridos em outras disciplinas; comunicar-se tecnicamente com clareza e precisão; modelar problemas estruturais visando a compreender seu comportamento mecânico; resolver problemas simples envolvendo estruturas reticuladas; compreender a importância da protensão quando se emprega materiais com baixa resistência à tração; reconhecer a importância da verificação da estabilidade do equilíbrio das estruturas esbeltas e da sensibilidade a imperfeições.
Valores e atitudes a serem incorporados
Valorizar a importância da formação básica para o engenheiro. Adotar posturas éticas. Passar a observar as estruturas das construções e objetos que nos cercam. Reconhecer a importância e utilidade da engenharia de estruturas. Apreender o caráter multidisciplinar de mecânica das estruturas e seu papel na engenharia mecânica, naval, aeronáutica, medicina, odontologia, etc.

Índice de vídeos da disciplina

  1. PEF3301 - Aula 9a
  2. PEF3301 - Aula 9b
  3. PEF3301 - Aula 9c
  4. PEF3301 - Aula10a
Superintendência de Tecnologia da Informação