Carregando
Incorporar
Recomendar
     
Gostei (11)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Esta atividade é parte integrante das disciplinas ENS 0236 Fundamentos de Saúde Coletiva e o Cuidado de Enfermagem e ENS 0237 Enfermagem na Atenção Básica e a Saúde do Adulto e do Idoso, do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP.

Disciplina

ENS0236-1 Fundamentos de Saúde Coletiva e o cuidado de Enfermagem

EMENTA

Saúde coletiva e saúde pública: principais diferenças nas respostas às necessidades de saúde;
Processo de produção em saúde: trabalho e processo de trabalho na atenção básica e respostas às necessidades de saúde;
Estado, direitos humanos e políticas estatais e resposta a necessidades do coletivo na atenção básica;
Modelos de atenção à saúde e Atenção Básica;
Abordagem de famílias e grupos sociais na perspectiva da Epidemiologia crítica;
Visita domiciliar emancipatória: conceitos-chave e aplicações;
Educação emancipatória: conceitos-chave e aplicações;
Família como âmbito singular da atenção em saúde e unidade exemplar dos grupos sociais;
Vigilância em saúde na atenção básica.

METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA.
Aulas expositivas dialogadas; atividades práticas em campo; atividades teórico-práticas em campo; oficinas pedagógicas; vídeos e discussão em grupos; elaboração de projetos de cuidados à família e grupos sociais.

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO.

Exercícios de aplicação do conteúdo teórico em situações Estudos dirigidos durante as aulas, baseados em situações reais que propiciem aplicação de conceitos abstratos e produções escritas dos estudantes; elaboração de linha do tempo para compreender o processo saúde-doença e evolução dos cuidados em saúde de indivíduos/famílias atendidos em Unidades Básicas de Saúde; discussão a partir de roteiro de observação das práticas do objeto, instrumentos e finalidade do trabalho de enfermagem na Atenção básica; desenvolvimento de projeto de cuidado ao longo do desenvolvimento das atividades teórico-práticas; apresentação oral e escrita do Projeto de cuidado à família e grupo social; auto avaliação do aluno, do grupo, da turma e dos professores.

Objetivo

OBJETIVOS
Promover o aprendizado de conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva, aplicados à Atenção Básica, tomando como eixo norteador as necessidades de saúde dos grupos sociais.

OBJETIVO GERAL DO MÓDULO.

Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem, visando atenção integral e humanizada às necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. É fundamental que se estruture, de maneira sistemática e completa, o ensino dos conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva aplicados à Atenção Básica, de forma a fundamentar o ensino das bases do cuidado e do planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem na Atenção Básica. Além disso, esta proposta pretende ampliar o escopo do ensino dos conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva para o cuidado aos grupos sociais, para além do cuidado aos indivíduos/famílias.

SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. Os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nos módulos “Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais, Enfermagem como Prática Social”, “Bases para ação educativa”, “Avaliação de indivíduos e famílias” serão integrados aos conhecimentos e práticas de Saúde Coletiva, por meio da aplicação de conceitos e instrumentos de Saúde Coletiva na atenção a famílias de diferentes grupos sociais, residentes nos territórios das Unidades Básicas de Saúde. Esse conjunto de saberes possibilitará o desenvolvimento de práticas voltadas às necessidades de saúde dos grupos sociais dos territórios de práticas, a partir de projetos de cuidados a famílias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
I. Referentes à ação docente:
1) Possibilitar a compreensão da organização do trabalho e do modelo assistencial, a partir da discussão dos dados obtidos pela aplicação de roteiro de reconhecimento do trabalho da enfermagem na Atenção Básica, durante as atividades práticas;
2) Discutir as políticas estatais de saúde no Brasil e as diretrizes do Sistema Único de Saúde, como resposta às necessidades de saúde de grupos sociais, partindo-se das famílias residentes nos territórios de práticas;
3) Orientar a elaboração e implementação de projetos de cuidado de enfermagem para responder às necessidades de saúde de grupos sociais, a partir de projetos de cuidado às famílias.

II. Referentes à ação discente:
1) Aplicar o roteiro de reconhecimento do trabalho da enfermagem na Atenção Básica durante a participação nas atividades;
2) Elaborar projetos de cuidado de enfermagem em saúde coletiva voltados a necessidades de saúde de grupos sociais, a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde e considerando as políticas estatais de saúde.

Índice de vídeos da disciplina

  1. A visita domiciliária com enfoque na saúde da pessoa idosa
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942