Carregando

Reflexões sobre minorias, preconceito, discriminação e racismo

por Julio Cesar de Oliveira

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (5)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Vídeo elaborado pelo médico Júlio César de Oliveira a convite do NAE- Núcleo de Apoio ao Estudante, como parte das ações da coordenação de promoção da saúde, com o objetivo de fomentar o debate sobre questões raciais na comunidade FMUSP e fora dela

Disciplina

MSP4057-2 Saúde e bem estar para os estudantes

EMENTA

Ao longo de 5 aulas, cada uma com duração de 2 horas, serão trabalhados os seguintes conteúdos, sendo trabalhados simultaneamente aspectos teóricos e proposição de práticas: Conceito ampliado de saúde (físico, mental, social, espiritual); autocuidado, promoção da saúde; desenvolvimento de habilidades pessoais (empatia) reforço da ação comunitária; criação de ambientes favoráveis à saúde.
10 horas presenciais e 5 horas de trabalho via Plataforma GoogleClassroom

Objetivo

O estudante da área de saúde, nas atividades nos cenários de práticas, torna-se cuidador precoce e às vezes depositório de angústias, dores e anseios de familiares e pacientes. .Consideramos que a universidade tem um papel importante na construção, multiplicação de conhecimentos e no desenvolvimento de propostas que melhorem as condições de vida e saúde dos estudantes. É importante propiciar uma disciplina que auxilie o estudante a gerenciar seus anseios e angustias e o autocuidado para diminuir a vulnerabilidade do estudante durante sua permanência na Universidade, pois o sofrimento psicológico pode ter implicações no processo de aprendizagem e do seu futuro profissional.
Acontecimentos e pesquisas contemporâneas apontam que tal visão crítica, precisa incluir reflexões (e ações) sobre processo pessoal de saúde-doença-cuidado. Dito de outra forma, a oferta de um cuidado integral para o outro está atrelado ao cuidado de si, também pode e precisa ser integral. A partir da perspectiva da promoção da saúde, entende-se que parte essencial deste cuidado sejam abordagens que valorizem e fortaleçam práticas (individuais e coletivas) que favoreçam a saúde e a percepção de bem-estar/felicidade.


Espera-se que ao final da disciplina os estudantes estejam aptos a:
• Identificar, compreender e praticar o conceito ampliado de saúde no cuidado de si;
• Aprender conceitos de promoção da saúde em diferentes dimensões;
• Realizar, refletir e avaliar o impacto de práticas voltadas a promoção da própria saúde e bem -estar

Índice de vídeos da disciplina

  1. Reflexões sobre minorias, preconceito, discriminação e racismo
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942