Carregando

Química bioinorgânica e a origem da vida

por Henrique Eisi Toma

Incorporar
Recomendar
        
Gostei (2)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (636 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Neste vídeo o Prof. Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da USP, fala a respeito dos composto inorgânicos que fazem parte do nosso organismo e que são também muito importantes para a vida.

Disciplina

PRG0002-1 Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas

EMENTA

A disciplina é constituída por uma Parte Teórica e por uma Parte Prática.

Na Parte Teórica, uma série de temas da ciência contemporânea serão tratados em videoaulas por docentes especialistas da Universidade, no escopo da Física, Astronomia, Ciências da Terra, Engenharia, Química, Neurociências, Ciências médicas e biomédicas, Meio ambiente, Inteligência artificial, Modelos computacionais aplicados à Sociologia, Economia, Neurologia, além de aplicação de conceitos físicos à Economia e Gastronomia. A cada oferta da disciplina, novos temas serão adicionados ao banco de assuntos abordados. Tópicos relacionados diretamente à produção de textos de divulgação científica serão contemplados.

Na Parte Prática, os alunos produzirão textos de divulgação científica que serão organizadamente compartilhados entre pares de estudantes da disciplina, que deverão atuar em um sistema de revisão da forma, conteúdo, estilo e, sobretudo, do uso da língua portuguesa, em especial em suas principais dificuldades sintáticas, tais como concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal etc., sob a supervisão dos docentes e monitores da disciplina. Ao final da disciplina, os melhores textos poderão compor uma publicação de divulgação científica.

Objetivo

A disciplina oferece ao estudante uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, por meio de uma série de tópicos de pesquisas científicas em diferentes áreas, a partir dos quais os alunos deverão adquirir e desenvolver repertórios que os possibilitem compreender textos de divulgação científica e redigi-los com objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Apresentação da disciplina
  2. Química bioinorgânica e a origem da vida
  3. Gravimetria
  4. Nanopartículas magnéticas aplicadas ao tratamento do câncer
  5. A importância da Lua
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290