Carregando
Incorporar
Recomendar
     
Gostei (1)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 360 px) | MP4 (1280 X 720 px) | FLV (640 X 360 px)

Sobre a aula

A aula introduz o conceito de decodificadores no âmbito de Sistemas Digitais. Os decodificadores são circuitos que convertem uma entrada binária, considerada um inteiro sem sinal, para uma saída que representa um código. Sua forma mais comum é acionar a saída correspondente ao valor numérico da entrada. A aplicação principal de decodificadores é para acionar uma dentre várias memórias, dependendo do endereço fornecido. Neste caso, costuma ser chamado de decodificador de endereços. São abordados a tabela verdade, a construção interna, a simbologia e as possíveis aplicações destes componentes, considerados parte dos blocos básicos de circuitos combinatórios.

Disciplina

PCS3115-1 Sistemas Digitais I

EMENTA

Histórico. Sistemas de numeração, códigos e aritmética binária. Álgebra de chaveamento. Circuitos lógicos combinatórios: formas canônicas, análise e síntese. Circuitos combinatórios lógicos: decodificadores, codificadores, multiplexadores. Circuitos combinatórios aritméticos: somadores, subtratores, comparadores, unidade lógica e aritmética.

Objetivo

Introduzir os conceitos básicos e as técnicas de análise e síntese de circuitos lógicos combinatórios, aplicados à solução de problemas da Engenharia de Computação. Apresentar os principais blocos funcionais básicos de circuitos digitais combinatórios, suas características e formas de utilização. Desenvolver pequenos projetos de circuitos digitais com base nesses blocos, introduzindo a metodologia de projeto estruturado.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Introdução
  2. Multiplexadores
  3. Buffer Tri-State
  4. Codificadores
  5. Decodificadores
e-Aulas | Sobre o Projeto | Fale Conosco | Política de Uso | Ajuda |

© 1997-2013 Universidade de São Paulo