Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (21)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (720 X 480 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

"Explorar a idéia de projeto como o modo de ser do ser humano, destacando as dimensões básicas do projetar na articulação da ação docente é o objetivo principal da presente aula.

Disciplina

2240-1 Temas transversais e a estratégia de projetos

EMENTA

Este curso objetiva estudar o conceito de transversalidade na educação, dentro da concepção de que conteúdos como a ética, a saúde, a sexualidade, o meio ambiente e os sentimentos devem constituir o eixo vertebrador da estrutura curricular das escolas brasileiras. Esta mudança na orientação da organização escolar passa pela construção de novas formas de se conceber tanto as relações interpessoais quanto as institucionais, e buscam a construção de uma escola inclusiva, pautada nos princípios da justiça e da democracia, e voltada para os interesses cotidianos da maioria da população. O curso adota a pedagogia de projetos como referencia para esse tipo de trabalho. 1 - Compreensão do conceito de transversalidade na educação; 2 - Métodos e técnicas para um ensino transversal; 3 - A ética como um tema transversal na escola; 4 - A afetividade e os sentimentos como um tema transversal na escola; 5 - A Sexualidade como um tema transversal na escola; 6 - A saúde e os temas transversais em educação; 7 - A atividade de planejar empregando a metáfora da "rede".

Objetivo

Compreensão do conceito de transversalidade na educação; O estudo e a aplicação de metodologias de ensino que instrumentalizem alunos e alunas para uma ação pedagógica que integre os conteúdos escolares tradicionais (ex: matemática, língua, história, geografia e ciências), aos conteúdos mais voltados para o cotidiano das pessoas (ex: a ética, a sexualidade, o meio ambiente, a diversidade e os sentimentos); Incorporação de temas como: ética, saúde, sexualidade, meio ambiente e os sentimentos ao projeto pedagógico escolar; Instrumentalização dos alunos para a construção de uma escola de qualidade; O planejamento escolar empregando a metáfora de "rede".

Índice de vídeos da disciplina

  1. As revoluções educacionais
  2. Os Caminhos da interdisciplinaridade
  3. O Conceito de transversalidade
  4. Temas transversais em educação
  5. Ciência e educação
  6. Conhecimento em rede
  7. Projetos
  8. Pedagogia de Projetos
  9. A prática de projetos e transversalidade em sala de aula I: As questões de gênero no cotidiano escolar: uma perspectiva interacionista.
  10. Sentimentos e afetos como tema transversal
  11. A prática de projetos e transversalidade em sala de aula II: Estratégia de Projetos e a Construção da Rede
  12. A prática de projetos e transversalidade em sala de aula III: Estratégia de Projetos e Educação em Valores
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290