Carregando
Incorporar
Recomendar
     
Gostei (15)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 360 px) | MP4 (1280 X 720 px) | FLV (640 X 360 px)

Sobre a aula

Série CUIDADOS PARA UMA BOCA SAUDÁVEL para facilitar a divulgação dos conhecimentos de higiene bucal e prevenção. Neste quinto episódio o tema é Escova de Dente, com explicações da importância da escova de dente e orientações da maneira correta de seu uso.

Disciplina

ODD 5816 / ODD 5817-1 Confecção de Material para Suporte Presencial e Telepresencial / Telessaúde - Teleodontologia

EMENTA

Programa Resumido
A Teleodontologia busca dominar os princípios e estruturas de Internet voltadas para a prática odontológica, bem como a educação continuada para além das atividades dentro da universidade; Serão discutidas a Internet e Odontologia: Presente e Futuro na educação odontológica. Considerações necessárias sobre a ética da informação odontológica na Internet. Aprender e explorar links com Telemedecina e Telessaúde



Programa
1. Teleodontologia -Princípios e Estruturas de Internet; 2. Internet e Odontologia: Presente e Futuro; 3. Internet e Educação Odontológica; 4. Ética de Informação Odontológica na Internet; 5. Explorando links com Telemedecina e Telessaúde. 6. Noções básicas de browser (Netscape ou Internet Explorer) e navegação na Internet, sobretudo para captar sites relevantes; 7. Uso de e-mail para intercâmbio de dados; 8. Conhecimento básico do Front Page ou similar, software para elaborar páginas web para: a) criar páginas de casos clínicos, b) criar páginas com frames, c) criar formulários de preenchimento; 9. Noções básicas para tratamento de fotos e imagens; 10. idem sobre banco de dados na Internet; 11. Noções do uso de Intranet; 12. idem sobre senha de acesso na Intranet; 13. Uso de Powerpoint Assistant; 14 Programas a serem desenvolvidos pelos alunos em horas de estudos: aula ou caso clínico, com objetivos bem definidos, disponibilizado na Internet ou Intranet; auto-avaliação interativa baseada no tema anterior, com testes de múltipla escolha, respostas e referências; padronização e criação de formulários para envio de casos clínicos pela Internet; estudo para captar dados de protocolos científicos via Internet.

Objetivo

Os alunos deverão ser capazes de expor os princípios e estruturas da Internet, explicar a importância e o alcance da tele-informática como instumento de educação odontológica e expor os aspectos éticos da informação odontológica na Internet. Os alunos serão habilitados a: 1) preparar uma aula ou um caso clínico para sua disponibilização na Internet e/ou Intranet; 2) elaborar um tema informatizado para auto-avaliação de estudantes de graduação; 3) estruturar dados clínicos para fins de intercâmbio na Internet; 4) viabilizar a captação de protocolos de levantamentos de dados odontológicos (ou outros) via Internet; 5) relacionar-se com as disciplinas de graduação na complementação de tarefas não presenciais; 6) estabelecer links de informação na área da saúde.

Índice de vídeos da disciplina

  1. CUIDADOS PARA UMA BOCA SAUDÁVEL - Doenças bucais
  2. CUIDADOS PARA UMA BOCA SAUDÁVEL - Bons Hábitos
  3. CUIDADOS PARA UMA BOCA SAUDÁVEL - Fio Dental
  4. CUIDADOS PARA UMA BOCA SAUDÁVEL - Limpeza dos Dentes
  5. CUIDADOS PARA UMA BOCA SAUDÁVEL - Escova de Dente
  6. CUIDADOS PARA UMA BOCA SAUDÁVEL - Sensibilidade
e-Aulas | Sobre o Projeto | Fale Conosco | Política de Uso | Ajuda |

© 1997-2013 Universidade de São Paulo