Carregando

Construindo um cladograma

por Juliana Lovo

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (426)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 360 px) | MP4 (1280 X 720 px) | FLV (640 X 360 px)

Sobre a aula

Aula 2 - Construindo um cladograma - Juliana Lovo
A Sistemática Filogenética é uma área da ciência que busca compreender a história evolutiva dos seres vivos e trata sua classificação agrupando os organismos com base no seu grau de parentesco filogenético.

Disciplina

MZP5002-1 Sistemática Filogenética

EMENTA

História da sistemática filogenética. 2. Bases filosóficas da sistemática biológica. 3. Dendrogramas e cladogramas: noções básicas. 4. grupos naturais e não-naturais: monofiletismo, parafiletismo e polifiletismo. 5. Dicotomias, politomias e suas interpretações. 6. Evidências: caracteres e tipos de caracteres. 7. Apomorfias, sinapomorfias, plesiomorfias e simplesiomorfias. 8. Análise de parcimônia, homoplasias: convergências e reversões. 9. Caracteres multiestados, aditividade e não-aditividade, codificação binária aditiva. 10. Métodos de otimização, otimização em dicotomias e politomias, otimizações ambíguas. 12. Métricas de árvores: comprimento, índice de consistência, índice de retenção, índice de consistência reescalonado. 13. Ponderação de caracteres: a priori, aproximações sucessivas, pesos implicados, funções de pesagem. 14. Estimativas de suporte: bootstrap, jacknife, suporte de Bremer, suporte total. 15. Diagramas não-enraizados: interpretação e aplicações, direcionalidade, métodos de enraizamento. 16. Particularidades dos dados qualitativos, quantitativos e de sequências nucleotídicas, alinhamento, homologia, homologia dinâmica. 17. Homoplasia, informação filogenética e correlação hierárquica, support weighting. 18. Inferências estatísticas de filogenias: máxima verossimilhança e análise Bayesiana, parâmetros e interpretação estatística de parcimônia. 19. Comparação de métodos de parcimônia e estatísticos, atração e repulsão de ramos longos, efeitos de desigualdade de comprimento de ramos sobre inferência filogenética. 20. Resolução cladística e acurácia filogenética. 21. Aplicações de hipóteses filogenéticas em outros campos: biogeografia, ecologia histórica, cenários evolutivos, classificações.

Objetivo

Fornecer as bases teóricas e metodológicas da sistemática filogenética, com um panorama geral dos métodos de reconstrução filogenética atuais e suas principais aplicações am biologia comparada.

Índice de vídeos da disciplina

  1. O que é sistemática
  2. Construindo um cladograma
  3. Classificação
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290
E-mail: eaulas@usp.br