Carregando

Vídeo 3 de 4

Psicologia e Educação

Aula 02: Desigualdades, diferenças e educação: o desafio da inclusão

por Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (21)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 360 px) | MP4 (1280 X 720 px) | FLV (640 X 360 px)

Sobre a aula

Nesta aula, vamos abordar o tema “desigualdade e inclusão”, o combate e a luta contra as desigualdades, sem apagar as diferenças. Embora intensificado nos dias atuais, o problema relacionado à dificuldade de lidar com a diversidade não está restrito à experiência brasileira, tampouco é novo na cultura escolar. No contexto norte-americano e europeu, o sistema educacional tradicional (excludente e hierarquizado) também tem sido alvo de severas críticas, já que não tem conseguido responder adequadamente às exigências do mundo contemporâneo.

Mais recentemente, as discussões desencadeadas pela análise crítica da escola e de sua função, numa sociedade estratificada, estimularam o surgimento de um novo tipo de relação entre a Psicologia e a área educacional.

O objetivo desta aula é que você:

Conheça os desafios da inclusão no contexto escolar;
Compreenda o combate a visões estigmatizantes a respeito dos alunos;
Reflita sobre as políticas públicas quanto à desigualdade e diferença.

Disciplina

PLC0606-1 Psicologia e Educação

EMENTA

A disciplina estrutura-se segundo duas grandes frentes argumentativas: em primeiro lugar, trata-se de oferecer uma visão abrangente dos debates atuais envolvendo os campos psicológico e educacional, em suas diferentes vertentes discursivas; em segundo lugar, visa-se oferecer um panorama analítico-crítico de uma série de temáticas concretas, mormente de natureza normativa, que delimitam as relações entre os protagonistas escolares, com vistas à criação de uma visão problematizadora dos processos de psicologização aí atuantes.

Objetivo

Tendo em vista a complexidade sócio-histórica que caracteriza o mundo contemporâneo e, consequentemente, os novos arranjos subjetivos daí decorrentes, o objetivo principal da disciplina remete à criação e à sedimentação de um solo conceitual capaz de oferecer perspectivas teórico-práticas consequentes quanto aos desafios que envolvem o trabalho docente na atualidade, por meio do enfrentamento de um conjunto de injunções concretas que atravessam o cotidiano escolar.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Apresentação: Psicologia e Educação
  2. Aula 01: Contemporaneidade e Educação: Novos arranjos
  3. Aula 02: Desigualdades, diferenças e educação: o desafio da inclusão
  4. Aula 04 - Palestra: Danilo Martucelli
e-Aulas | Sobre o Projeto | Fale Conosco | Política de Uso | Ajuda |

© 1997-2013 Universidade de São Paulo