Carregando

Cursos USP - História das Relações Internacionais - Aula 15 - 1750-1914 - A Revolução Industrial: Hegemonia Britânica e Colonialismo - Parte 3

por Peter Robert Demant

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (490 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a conferência

História das Relações Internacionais - Aula 15 - 1750-1914 - A Revolução Industrial: Hegemonia Britânica e Colonialismo - Partes 1 a 4 O professor Peter Demant, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, fala sobre a Revolução Industrial, que aconteceu pela primeira vez na Grã Bretanha, no final do século XVIII e início do século XIX. A criação das fábricas e a mecanização do processo produtivo aumentou a produção e reduziu o preço das mercadorias. A Partir daí, segue uma série de Revoluções Industriais, como por exemplo, a invenção do trem, na Inglaterra, no século XIX. Como consequências sociais, a Revolução Industrial trouxe o proletariado, a urbanização, o Fordismo, os movimentos trabalhistas, o crescimento demográfico e do desemprego, a onda de emigrações para as colônias britânicas (em especial para os EUA), a expansão financeira da Europa e a pobreza do mundo fora do continente europeu no século XIX.

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290