Carregando

Cursos USP - História do Brasil Colonial - Aula 9 - A Crise do antigo sistema colonial: debate historiográfico - parte 1

por João Paulo Garrido Pimenta

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (1)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (540 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a conferência

Nesta aula do curso ‘Apogeu, crise e fim da colonização portuguesa na América’, na Faculdade de História e Geografia da USP, o professor João Paulo Pimenta discorre sobre a crise do Antigo Sistema Colonial, segundo a obra do historiador Fernando Novais. A crise no período entre 1777 e 1808 não se restringe a Portugal e Brasil, mas abrange todas as metrópoles europeias e suas colônias. De acordo com o autor, a dominação política sobre as colônias e a proteção ao comércio, sempre na defesa dos interesses das metrópoles, foram as principais causas das tensões da época. A situação se agrava quando algumas colônias começam a se tornar economicamente mais fortes que as metrópoles.

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290