Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (10)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Nesta aula são abordados detalhes sobre os vários tipos de microscópios utilizados em estudos citológicos, incluindo as origens históricas, os princípios de formação de imagem e técnicas preparativas de material biológico para observação microscópica.

Disciplina

BIO0206-5 Biologia Celular

EMENTA

Aulas Teóricas
1. Origem e evolução da célula eucariótica; 2. A superfície celular: arquitetura molecular, propriedades e especializações da membrana plasmática; 3. Uma visão morfofuncional integrada das organelas citoplasmáticas. As rotas endocítica e secretora. Organelas oxidativas: mitocôndria e peroxissomo. 4. O núcleo interfásico: envoltório nuclear, organização da cromatina, nucléolo. Tráfego núcleo-citoplasmático; 5. O citoesqueleto e os movimentos celulares; 6. A célula em divisão: ciclo celular e meiose. Gametogênese; 7. Diferenciação celular; 8. Morte celular.
Aulas Práticas
1. Instrumentação e métodos de estudo na pesquisa citológica: exame a fresco, coloração vital, técnicas de fixação e inclusão, microtomia histológica, montagem de lâminas permanentes; coloração H-E e uso da bateria de hidratação/desidratação; 2. Mitose: obtenção de preparações citológicas de tecidos animais e vegetais; 3. Morte celular: exame a fresco de células animais em processo de morte; análise e quantificação de células mortas por técnica de exclusão de corante; 4. Princípios e demonstração da microscopia de fluorescência e confocal a laser, e da microscopia eletrônica de transmissão e varredura.

Objetivo

O estudo dos seres vivos mostra que o processo evolutivo produziu uma imensa diversidade de formas. Existem cerca de 4 milhões de espécies diferentes de bactérias, protozoários, plantas e animais que diferem em sua morfologia, função e comportamento. Quando os organismos são estudados a nível molecular e celular, entretanto, percebe-se que existe apenas um único plano geral de organização. A Biologia Celular tem precisamente por finalidade conhecer esse plano unificador, através do estudo das células e moléculas que constituem os blocos de construção de todas as formas de vida do planeta.
Dentro deste contexto, a disciplina Biologia Celular (BIO-206) tem como objetivo dar ao aluno de graduação em Ciências Biológicas conhecimentos fundamentais sobre a estrutura e a função da célula, com ênfase na célula eucariótica, e seus métodos de estudo.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Diferenciação celular: determinação, diferenciação e morfogênese
  2. Meiose: o mecanismo da meiose
  3. Mitose: o ciclo celular
  4. Membrana Plasmática e Especializações I
  5. Núcleo interfásico: a organização da cromatina
  6. Morte celular
  7. Diferenciação celular: "desdiferenciação e transdiferenciação"
  8. Meiose: células germinativas e fecundação
  9. Mitose: o mecanismo da mitose
  10. Membrana Plasmática e Especializações II
  11. Núcleo interfásico: arquitetura da membrana nuclear
  12. Membrana Plasmática e Especializações III
  13. Núcleo interfásico: o nucléolo e a biogênese dos ribossomos
  14. A Rota Endocítica: O Sistema Endossômico/Lisossômico I
  15. Organelas Oxidativas: Mitocôndria I
  16. A Rota Endocítica: Endocitose e o Sistema Endossômico/Lisossômico II
  17. A Rota Secretora II: o Complexo de Golgi
  18. Organelas Oxidativas: Mitocôndria II
  19. A Rota Secretora I: Retículo Endoplasmático
  20. Organelas Oxidativas: Peroxissomo
  21. Citoesqueleto II: Microfilamentos e Filamentos Intermediários
  22. Citoesqueleto I: Microtúbulos
  23. Microscopia em Biologia Celular
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942