Carregando

PMT5857 - Fadiga multiaxial

por Claudio Geraldo Schön

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

A aula usa o artigo de revisão de Fatemi e Shamsaei para discutir fadiga em solicitações multiaxiais em todos os seus aspectos. Uma interação frutífera com a classe se estabeleceu, dado que vários alunos tem experiência industrial com fadiga, o que na prática envolve carregamentos multiaxiais.

Disciplina

PMT5857-3 Tópicos Avançados em Fadiga de Materiais

EMENTA

Fenomenologia da fadiga: Parâmetros do carregamento cíclico. Curva S-N. Fadiga em controle de tensão. Fadiga em controle de deformação. Nucleação da trinca de fadiga. Propagação de trinca de fadiga. Aspectos característicos da fadiga nos materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos. Efeitos sinergéticos da fadiga com variação de temperatura (fadiga térmica, fadiga termo-mecânica) e com o ambiente (corrosão-fadiga, fadiga assistida por hidrogênio). Fadiga estática. Mecânica da fratura e fadiga: Aplicação da mecânica da fratura linear elástica à fadiga (relação de Paris-Erdogan). Plasticidade na ponta da trinca. Fadiga elasto-plástica. Desvios do comportamento tipo Paris. Efeitos de sobre-cargas e sub-cargas. Fechamento prematuro de trinca. Propagação de trinca curtas. Classificação dos diferentes materiais quanto ao comportamento em fadiga. Previsão de vida em fadiga: Carregamento em diversos níveis de tensão. Carregamento com um espectro de tensões. Regras empíricas de acumulação de danos. Regras lineares (Palmgren-Miner e outras). Regras não-lineares. Métodos que consideram a interação entre cargas. Métodos baseados na propagação da trinca. Métodos baseados na dissipação de energia no ciclo de carregamento. Métodos baseados na propagação de trincas curtas. A teoria unificada do crescimento da trinca de fadiga: Proposição do problema. Teoria baseada do fechamento prematuro da trinca. Teorias baseadas em tensões residuais de compressão à frente da trinca. Fadiga multiaxial. Shot peening e a durabilidade de componentes. Resumo do estado da arte.

Objetivo

Discutir os desenvolvimentos recentes na compreensão do comportamento mecânico sob solicitação cíclica nos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos. Discutir avanços recentes em fadiga de ultra-alto ciclo e sua importância prática. Discutir a fadiga em solicitações de espectro (fadiga operacional) e suas implicações para a determinação da durabilidade de componentes. Compreender os fundamentos da teoria de fadiga em solicitações multiaxiais.

Índice de vídeos da disciplina

  1. PMT5857 - Aula introdutoria
  2. PMT5857 - Uma visao geral da fadiga
  3. PMT5857 - Fadiga e Mecanica da Fratura 2
  4. PMT5857 - Fadiga e Mecanica da Fratura 1
  5. PMT5857 - Fadiga e Mecanica da Fratura 3
  6. PMT5857 - Fadiga em espectro 1
  7. PMT5857 - Fadiga multiaxial
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942