Carregando

Colheita de Cana Parte 2 de 4

por Leandro Maria Gimenez

Recomendar
     
Gostei (0)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

São apresentados os métodos de colheita de cana de açúcar em seu contexto de utilização. É dada ênfase à colheita totalmente mecanizada, detalhando o funcionamento e características de desempenho das colhedoras de cana picada autopropelidas.

Disciplina

LEB0432-2 Máquinas e Implementos Agrícolas

EMENTA

1) Introdução ao estudo de máquinas e implementos agrícolas: evolução histórica de ferramentas, implementos e máquinas, operações agrícolas, relação entre operações, classificação quanto à forma de acionamento e acoplamento de máquinas e implementos.
2) Máquinas para o preparo do solo: relação entre preparo e sistemas de manejo do solo, propriedades do solo com influência sobre o desempenho, modos de mobilização do solo, noções sobre preparo inicial, preparo periódico, demandada de potência e eficiência em tração. Reconhecimento e ajuste das principais máquinas: arado, grade, escarificador, subsolador, enxada rotativa.
3) Máquinas para aplicação de corretivos e fertilizantes: características da operação de aplicação de fertilizantes e corretivos. Distribuidores de adubos orgânicos sólidos e fluidos: tipos, classificação, estudo orgânico, regulagens.
4) Máquinas para semeadura: relação entre semeadura e sistemas de manejo do solo, adubação no sulco, semeadura em fluxo contínuo, semeadura de precisão, características construtivas: mecanismos para corte de resíduos vegetais, rompimento do solo, dosagem, manutenção da profundidade, fechamento e condicionamento do sulco, ajustes e cálculos.
5) Máquinas para aplicação de defensivos: técnicas de aplicação de defensivos: conceituação sobre veículos, faixa de deposição, tamanho e espectro de gotas. pulverizadores: tipos, constituição, princípios de funcionamento, bicos pulverizadores. atomizadores e nebulizadores: tipos, constituição, princípios de funcionamento. aviação agrícola: princípios de utilização
6) Máquinas no sistema de produção de cana-de-açúcar: Sistemas de colheita: manual, semi mecanizado e mecanizado. Subsistemas: corte, carregamento, transporte e recepção. Condições de campo para colheita mecanizada. Gerenciamento do sistema. Princípio de funcionamento de colhedoras.
7) Máquinas para colheita de forragem: sistemas de colheita de forragem: conceituação sobre corte verde, fenação e ensilagem; características das operações envolvidas. secadoras, condicionadoras e ancinhos enleiradores: tipos, constituição, princípio de funcionamento. colhedoras de forragem: tipos, princípio de funcionamento, carreta forrageira.
8) Máquinas para colheita de cereais: técnicas de colheita de cereais: considerações gerais sobre sistemas semi-mecanizados e motomecanizados. trilhadoras e batedoras: constituição e princípio de funcionamento. colhedoras combinadas: constituição, princípio de funcionamento, principais regulagens.
9) Máquinas para processamento e beneficiamento: conceituação sobre processamento de cereais; importância; operações unitárias. secagem de cereais: tipos de secadores; princípio de funcionamento. limpeza e classificação: processos de separação de impurezas; tipos de equipamentos e princípio de funcionamento. transportadores de grãos: tipos, princípio de funcionamento, critérios de seleção e dimensionamento. estruturas de armazenamento: tipos, constituição, cuidados operacionais.
10) Mecanização em agricultura de precisão: conceituação de Agricultura de Precisão sob a ótica da variabilidade espacial e temporal das lavouras; recursos para o diagnóstico da variabilidade das lavouras; operações mecanizadas e as máquinas envolvidas do diagnóstico às intervenções localizadas.
11) Planejamento e gerenciamento de sistemas mecanizados: função básica da mecanização agrícola; Planejamento da base física e estruturas organizacionais de propriedades agrícolas, formatação de talhões, sistema viário, planejamento com base em planta padrão. Conceitos sobre gestão de processos. Metodologias e critérios para: avaliação de desempenho operacional, estudo de tempos e movimentos, seleção de máquinas agrícolas; Avaliação dos custos de sistemas mecanizados agrícolas: definição e metodologia de cálculo de custos diretos, fixos e variáveis; Custo indireto: pontualidade em operações agrícolas; Conceitos básicos sobre sistemas de informações gerenciais com enfoque no desempenho operacional e econômico de sistemas mecanizados; Ferramentas da qualidade para planejamento e gerenciamento: ciclo PDCA, QFD, FMEA. Conceitos de qualidade aplicados a operações agrícolas.

Objetivo

a. Apresentar os principais tipos de máquinas e implementos agrícolas e contextualizar sua utilização e inserção em sistemas de produção de grãos e biomassa.
b. Capacitar os alunos para a gestão de recursos mecanizados considerando aspectos técnicos e econômicos.
c. Realizar práticas: reconhecimento e justes de máquinas agrícolas; cálculos para estabelecimento de doses, vazões, capacidades, custos.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Mecanização e a Agricultura de Precisão 01
  2. Colheita de Cana Parte 1 de 4
  3. Máquinas para colheita de cereais II - Vídeo 1
  4. Máquinas para colheita de cereais I - Vídeo 1
  5. Máquinas para aplicação de corretivos e fertilizantes-Video1
  6. Semeadura - Parte 1 de 6
  7. Preparo do Solo 2 - Parte 1 de 5
  8. Preparo do Solo 1 - Parte 1 de 5
  9. Mecanização e a Agricultura de Precisão 02
  10. Colheita de Cana Parte 2 de 4
  11. Máquinas para colheita de cereais II - Vídeo 2
  12. Máquinas para colheita de cereais I - Vídeo 2
  13. Máquinas para aplicação de corretivos e fertilizantes-Video2
  14. Semeadura - Parte 2 de 6
  15. Preparo do Solo 2 - Parte 2 de 5
  16. Preparo do Solo 1 - Parte 2 de 5
  17. Mecanização e a Agricultura de Precisão 03
  18. Colheita de Cana Parte 3 de 4
  19. Colheita de Cana Parte 4 de 4
  20. Máquinas para colheita de cereais I - Vídeo 3
  21. Máquinas para aplicação de corretivos e fertilizantes-Video3
  22. Semeadura - Parte 3 de 6
  23. Preparo do Solo 2 - Parte 3 de 5
  24. Preparo do Solo 1 - Parte 3 de 5
  25. Mecanização e a Agricultura de Precisão 04
  26. Máquinas para colheita de cereais I - Vídeo 4
  27. Máquinas para colheita de cereais II - Vídeo 3
  28. Máquinas para aplicação de corretivos e fertilizantes-Video4
  29. Semeadura - Parte 4 de 6
  30. Preparo do Solo 2 - Parte 4 de 5
  31. Preparo do Solo 1 - Parte 4 de 5
  32. Semeadura - Parte 5 de 6
  33. Preparo do Solo 2 - Parte 5 de 5
  34. Preparo do Solo 1 - Parte 5 de 5
  35. Semeadura - Parte 6 de 6
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942