Carregando

Vídeo 3 de 7

Biogeografia

Aula 3 (18/09/2020). Biogeografia

por Eduardo Andrade Botelho de Almeida

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (7)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Aula 3 da disciplina Biogeografia, com discussão inicial sobre déficits de conhecimento da biodiversidade. Palestra do convidado especial, Prof. Fernando Franco (UFSCAR) sobre filogeografia e sua relevância para estudos intraespecíficos e integração de conteúdos na biogeografia.

Disciplina

5920853-6 Biogeografia

EMENTA

O problema da distribuição espacial dos grupos biológicos: disjunção taxonômica. Histórico do pensamento biogeográfico. Biogeografia ecológica; leis ecológicas e explicações para a distribuição desigual da diversidade pelo planeta; nichos ecológicos, distribuição geográfica "realizada" e distribuição geográfica "potencial"; conservação biológica e distribuição espacial dos organismos; espécies introduzidas; modelagem computacional da distribuição geográfica e hipóteses de distribuição potencial de táxons. Filogeografia. Desenvolvimentos teóricos da biogeografia histórica a partir da década de 1950: busca por padrões vicariantes e o impacto da sistemática filogenética sobre o conhecimento biogeográfico. Regiões biogeográficas. Disjunção e vicariância. A integração entre dispersão e vicariância para formar o padrão biogeográfico local. Teoria dos refúgios; Biogeografia de ilhas. Histórias biogeográficas de táxons ao longo do Mesozoico e do Cenozoico: biogeografia de grupos primaria- ou exclusivamente austrais (histórias gondwânicas) e de grupos primaria- ou exclusivamente setentrionais (histórias laurásicas). Biogeografia na América do Sul.

Objetivo

Geral:
Compreender a questão da origem e a diferenciação da diversidade biológica dentro de uma perspectiva histórico-geográfica.

Específico:
Os alunos terão a oportunidade de conhecer a história das soluções dadas para a explicação para a distribuição geográfica das espécies. Serão contrastadas explicações ecológicas e históricas no estudo da distribuição da diversidade biológica ao longo das dimensões espacial e temporal. Para o estudo de longa duração das distribuições, serão apresentados os fundamentos de métodos de reconstrução biogeográfica, fundamentados no princípio de que a distribuição de todas as espécies resultam do processo evolutivo. Serão contrastados os papeis da dispersão e da vicariância como mecanismos de determinação, através do tempo, da distribuição geográfica dos organismos, e necessários para compreensão dos principais métodos de reconstrução biogeográfica. As histórias biogeográficas de táxons ao longo do Mesozoico e do Cenozoico (com ênfase em grupos com ocorrência na América do Sul) serão utilizadas para contextualizar o estudo biogeográfico.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Aula 1 (28/08/2020). Introdução à Biogeografia
  2. Aula 2 (04/09/2020). Biogeografia
  3. Aula 3 (18/09/2020). Biogeografia
  4. Aula 4 (25/09/2020). Biogeografia
  5. Aula 5 (02/10/2020). Biogeografia
  6. Aula 6 (09/10/2020). Biogeografia
  7. Aula 7 (16/10/2020). Biogeografia
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942