Carregando

Aula 5 EPEB Análise de conteúdo

por Rosana Louro Ferreira Silva

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (3)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

A aula apresenta os pressupostos da análise de conteúdo, metodologia muito utilizada para pesquisas com dados qualitativos, como a pesquisa em educação. Apresenta quatro exemplos concretos, sendo que um deles a partir de dados obtidos na própria turma sobre o significado de professor pesquisador.

Disciplina

0410514-6 Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia

EMENTA

Subsídios teóricos sobre necessidades e desafios da realidade escolar e de outros espaços educativos. A sala de aula na perspectiva sócio cultural, considerando o papel da linguagem, da dinâmica de interações e das diferentes modalidades didáticas na mediação docente. Levantamento de avaliações externas e de demandas por parte da instituição escolar, integrando as ações a serem desenvolvidas pelo estagiário com a proposta pedagógica dessa instituição. Elaboração de plano de trabalho (incluindo acompanhamento de atividades escolares, planejamento, execução de intervenção e pesquisa). Pesquisa qualitativa em educação e o paradigma do professor pesquisador. Investigação e reflexão sobre o processo desenvolvido na escola a partir de referenciais do professor pesquisador. Apresentação e discussão de diferentes modalidades de pesquisa em ensino de ciências, como concepções prévias, motivação e emoção, aulas práticas, natureza da ciência, educação ambiental, entre outras. Instrumentos de coleta e análise de dados na pesquisa em e educação. Utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) como recurso pedagógico e para o desenvolvimento pessoal e profissional. Produção de textos de diferentes gêneros: planejamento, atividades, exercícios, relatórios reflexivos e artigos. Realização de 50 horas de estágio, distribuídas em atividades de observação e de regência, preferencialmente no ensino médio, incluindo aprofundamento teórico-prático por meio de pesquisa e de participação na gestão do ensino. Promover devolutiva para a escola das atividades de estágio desenvolvidas. Além das 4 horas semanais da disciplina, é necessário disponibilizar mais um período de 4 horas semanais para a realização do estágio na escola.

Prática como Componente Curricular:

Na disciplina 0410514 “Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia” a Prática como Componente Curricular é desenvolvida de forma processual. Os alunos trazem os temas específicos de Ciências ou Biologia (por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis, diversidade vegetal, hereditariedade) que estão sendo desenvolvidos no currículo das escolas de educação básica em que fazem as atividades de estágio e que serão objeto de intervenção na escola. Durante as aulas da disciplina são realizadas reuniões de trabalho com cada grupo escola, para a) problematização dos temas específicos, com base em artigos de pesquisa em ensino, b) planejamento de modalidades didáticas adequadas ao trabalho desse conteúdo na escola e c) planejamento de um trabalho de investigação com esses conteúdos (por exemplo, levantamento de conhecimentos prévios, dificuldades de aprendizagem do tema específico etc.). A partir dessa discussão, os alunos desenvolvem planejamentos de sequências didáticas que são, então, avaliados em nova reunião com a equipe docente e submetidos aos ajustes acordados. Após a aplicação da sequência didática nas escolas, é realizada sessão de apresentação de pôsteres na disciplina, indicando a investigação realizada com os conteúdos biológicos, as etapas da intervenção desenvolvida e a avaliação do processo. O coletivo dos alunos entra em contato com todo o processo desenvolvido sobre os diferentes temas específicos ao conhecer e analisar todos os pôsteres e conversar com os diferentes grupos. Todo esse processo possibilita reflexão e discussão, prévia e posterior à intervenção na escola, em torno do conhecimento sobre um determinado tema de ensino de modo intimamente associado ao conhecimento pedagógico sobre como se aprende e como se ensina esse conteúdo.

Objetivo

Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades, a complexidade e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Possibilitar a imersão no cotidiano escolar, para o aluno ser capaz de investigar e problematizar: a) a prática docente; b) as modalidades didáticas utilizadas e as novas possibilidades; c) as interações discursivas na sala de aula; d) a situação da escola no contexto das avaliações externas, tanto estaduais como federais. Espera-se que a disciplina contribua na construção da autonomia docente para planejar e executar intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no papel ativo dos alunos, e considerando a inserção de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar e para a pesquisa docente. Paralelo a esse processo de construção da prática docente, a disciplina se propõe a desenvolver a postura do professor pesquisador, a partir da discussão e aplicação de estratégias investigativas no contexto escolar.

Observação:
A disciplina deve ser cursada no 8º semestre do período Integral e no 12º semestre do período Noturno, preferencialmente após a realização das demais 350 horas de estágio obrigatório da licenciatura.

Índice de vídeos da disciplina

  1. analisando a aula de Ciências: interações discursivas e multimodalidade
  2. Elaboração de uma boa pergunta de investigação científica - Parte 1
  3. Aula 5 EPEB Análise de conteúdo
  4. Elaboração de uma boa pergunta de investigação científica - Parte 2
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942